Drones auxiliam em serviços do Governo de Santa Catarina

Foto: Divulgação/Secom/Governo SC

Por: Áurea Arendartchuk

01/07/2019 - 16:07 - Atualizada em: 01/07/2019 - 16:35

O uso dos drones vai muito além de uma ferramenta usada para fazer fotografias e filmagens por empresas ou outros segmentos.  Este tipo de equipamento, que mais se parece com uma pequena aeronave que é controlada de forma remota, é usada para o apoio em operações policiais e fiscalizações ambientais, auxílio em trabalhos de estabilização de encostas e áreas de risco pelo governo de Santa Catarina.

Dentro da política de uso de ferramentas tecnológicas e de inovação, os drones têm sido aliados de instituições como o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil, a Polícia Militar e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que no fim de junho recebeu um prêmio em São Paulo pelo uso das pequenas aeronaves na proteção do meio ambiente.

No IMA, os drones são utilizados desde setembro de 2017 para o mapeamento e inspeção de áreas para o licenciamento ambiental, identificação de focos de incêndio, geoprocessamento, monitoramento preventivo, fiscalização de crimes ambientais e caça ilegal, além do controle e contagem de espécies.

No caso específico do licenciamento ambiental, que exige visitas de campo, os drones têm permitido uma economia significativa em diárias. Exemplo: em alguns casos, os fiscais ambientais necessitavam percorrer longos trechos a pé para observação, ação que poderia levar dias; agora, com as aeronaves remotamente tripuladas, o mesmo trabalho pode ser feito em menos de 24 horas.

Segundo Diego Hemkemeier Silva, gerente de Informações Ambientais e Geoprocessamento do IMA, a nova tecnologia também auxilia o Instituto na produção de peças técnicas mais confiáveis a partir das observações em campo. Dessa forma, ocorre um incremento na segurança jurídica dos casos analisado pelo órgão.

Todas as informações obtidas com as aeronaves remotamente tripuladas são gerenciadas por um sistema elaborado pelo IMA para este fim, o Sistema de Informações Ambientais. Além de subsidiar ações, o sistema poderá ser disponibilizado a outros órgãos como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas e demais órgãos reguladores.

(Fonte: Assessoria Governo de SC)

 

Confira também:

Bombeiros de Santa Catarina utilizam drones para atender ocorrências

Polícia Militar de SC conta com 46 drones para garantir segurança à população

Defesa Civil do Estado usa drones para controle de encostas

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger