Deputados cobram demissão do secretário da Casa Civil de SC Douglas Borba

Por: Áurea Arendartchuk

06/05/2020 - 20:05 - Atualizada em: 06/05/2020 - 21:03

A compra com dispensa de licitação de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da Saúde no valor de R$ 33 milhões foi o tema mais abordado pelos deputados na sessão ordinária desta quarta-feira (6). O caso já motivou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de SC.

Os parlamentares Ada de Luca (MDB), João Amin (PP) e Laércio Schuster (PSB) cobraram o afastamento imediato do secretário de Estado da Casa Civil Douglas Borba. Para Ada de Luca, Borba já deveria ter sido afastado antes, diante do que chamou de “escândalo do hospital de campanha”. “Acho que nem deveria ter assumido um cargo tão importante no governo”, avaliou.

Segundo a parlamentar, os outros dois servidores envolvidos na compra – Márcia Pauli, ex-superintendente de gestão administrativa, e Helton Zeferino, ex-secretário de Estado da Saúde – declararam ter havido pressão da Casa Civil na decisão da compra.

“O Borba veio a público dizer que era tudo mentira, que nada teve a ver com o caso. Mas, na mesma entrevista, disse que tudo passa pela Casa Civil. Isso não passou?”, questionou.

O deputado João Amin classificou o caso como “uma novela ou série em que cada capítulo ou episódio é pior do que o outro”. “Se o Douglas Borba não sair ou for mandado embora, vai sangrar o governo Moisés por muito tempo”, disse Amin.

Ele também cobrou uma “atitude enérgica” do governador Carlos Moisés da Silva no caso e também questionou o papel da Controladoria Geral do Estado (CGE). “Onde estava a CGE nessa história toda?”

Páginas policiais

O deputado Laércio Schuster lamentou que o governo “colocou o Estado novamente nas páginas policiais”. “É um dia extremamente triste para o nosso estado. Porque mais uma vez a esperança do catarinense foi jogada fora”, afirmou.

Schuster lembrou que o governador foi eleito sob o que chamou de “chavão da nova política”. “Não gosto desta expressão. Não existe nova ou velha política. Existe política bem feita ou mal feita.

Pela política, nos propusemos a produzir a arte do diálogo, com um único propósito: construir um estado mais justo, igualitário. E hoje, em vez de coisas propositivas, estamos falando de escândalo”, disse. “Quanto mais vão para a imprensa tentar se explicar, mais ficamos confusos. Vemos troca de acusação e o que mais me preocupa é o silêncio do governador”, completou.

O parlamentar do PSB revelou ter protocolado na CPI um pedido de acareação entre os envolvidos no caso e que deve apresentar requerimento de afastamento de Douglas Borba do cargo.

Vontade de acertar

A líder do governo na Assembleia, deputada Paulinha (PDT), reconheceu que o Executivo errou na condução do caso dos respiradores, mas criticou a ideia de impeachment.

“As pessoas perguntam todos os dias aos 40 parlamentares: e os respiradores? E os 33 milhões? A gente tem que confessar que o governo errou, mas na sua mais absoluta vontade de acertar, com escassez de recursos e necessidade de salvar vidas”, avaliou a deputada.

Segundo Paulinha, outro erro do governo foi apontar como responsável pelo erro para apenas uma servidora “com 30 anos de serviço, honesta, digna”. “A ela uma palavra de desagravo, pois tem meu carinho e respeito.”

A líder do governo, no entanto, também enumerou o que considera acertos da administração estadual e criticou as propostas de afastamento do governador.

“Foi o governo do Estado o detentor das decisões de contenção e isolamento, que garantiram a vida de muitos e muitas. Agora por causa dos erros, querem cobrar uma conta muito mais alta do que merece”, afirmou. “Não podemos dar um remédio muito mais amargo do que a doença. O governo do Estado precisa de luz, clareza e auxílio do parlamento, inclusive nas críticas. E precisamos ajudar o governo a trazer a verdade ao povo de Santa Catarina.”

Calamidade administrativa

O deputado Milton Hobus (PSD) classificou a situação atual de Santa Catarina como “calamidade administrativa”. “Não temos governo. Isso está demonstrado não só pela falta de atitudes desde o ano passado. O povo não sentiu o governo, não sentiu a ação. Agora, com a pandemia, todos os catarinenses estão pagando um preço muito alto”, criticou.

Para o parlamentar, faltam critérios para a retomada da economia catarinense. “Abre a economia, se cria critério para restaurante, para farmácia, indústria. Mas todos têm que trabalhar. Muitos já foram demitidos ou estão encostados nos programas sociais do governo federal.”

 

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul