Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Deputada Ana Paula Lima garante acelerador linear de R$ 8,8 milhões para o Hospital São José

Foto: Divulgação/Hospital São José

Por: Elisângela Pezzutti

04/07/2025 - 14:07 - Atualizada em: 04/07/2025 - 14:44

Nesta sexta-feira (4) a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC), vice-líder do Governo na Câmara e membro titular da Comissão de Saúde, anunciou a destinação de um acelerador linear para o Hospital São José. O equipamento que custa R$ 8.826.551,00, representa um avanço histórico no tratamento do câncer na região.

O acelerador linear é uma das mais modernas tecnologias disponíveis para a radioterapia. Ele permite que tumores sejam atingidos com precisão por radiações de alta energia, preservando os tecidos saudáveis ao redor e aumentando as chances de cura, além de reduzir efeitos colaterais. Equipamentos como esse são essenciais para garantir um tratamento humanizado, eficaz e com mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos.

“Estamos falando de um investimento que salva vidas. Jaraguá do Sul é um polo regional e o Hospital São José atende a milhares de pessoas. Com esse equipamento, ampliamos o acesso a um tratamento de ponta, gratuito e público. Isso é justiça social e dignidade para quem mais precisa”, afirmou a deputada.

Hospital é referência na região

O Hospital São José é referência no Norte de Santa Catarina. Em 2024, foram realizados mais de 170 mil atendimentos, entre pronto-socorro, internações, cirurgias e exames cirúrgicos. Do total, 87% foram realizados pelo SUS, comprovando sua relevância na rede pública. Com 239 leitos de internação e 1.257 colaboradores, o hospital é responsável por acolher pacientes de diversos municípios da região.

A chegada do acelerador linear fortalece a infraestrutura do hospital e também desafoga o sistema estadual de oncologia, reduzindo filas e deslocamentos de pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias para acessar o tratamento.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.