Nesta sexta-feira (4) a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC), vice-líder do Governo na Câmara e membro titular da Comissão de Saúde, anunciou a destinação de um acelerador linear para o Hospital São José. O equipamento que custa R$ 8.826.551,00, representa um avanço histórico no tratamento do câncer na região.
O acelerador linear é uma das mais modernas tecnologias disponíveis para a radioterapia. Ele permite que tumores sejam atingidos com precisão por radiações de alta energia, preservando os tecidos saudáveis ao redor e aumentando as chances de cura, além de reduzir efeitos colaterais. Equipamentos como esse são essenciais para garantir um tratamento humanizado, eficaz e com mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos.
“Estamos falando de um investimento que salva vidas. Jaraguá do Sul é um polo regional e o Hospital São José atende a milhares de pessoas. Com esse equipamento, ampliamos o acesso a um tratamento de ponta, gratuito e público. Isso é justiça social e dignidade para quem mais precisa”, afirmou a deputada.
- Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda é sancionada
- Mudanças na licença-maternidade das autônomas começa a valer em julho
- Alerta: conheça plantas comuns que podem ser perigosas para cães e gatos
- Meio milhão de catarinenses poderão ter energia elétrica de graça
Hospital é referência na região
O Hospital São José é referência no Norte de Santa Catarina. Em 2024, foram realizados mais de 170 mil atendimentos, entre pronto-socorro, internações, cirurgias e exames cirúrgicos. Do total, 87% foram realizados pelo SUS, comprovando sua relevância na rede pública. Com 239 leitos de internação e 1.257 colaboradores, o hospital é responsável por acolher pacientes de diversos municípios da região.
A chegada do acelerador linear fortalece a infraestrutura do hospital e também desafoga o sistema estadual de oncologia, reduzindo filas e deslocamentos de pacientes que antes precisavam viajar longas distâncias para acessar o tratamento.