Confira as considerações finais dos sete candidatos à Prefeitura de Criciúma no debate

Por: OCP News Criciúma

24/10/2020 - 19:10

Ocorreu na manhã deste sábado, sob o comando das rádios, Jovem Pan News Criciúma e Hulha Negra, e do Portal OCP News Criciúma, o debate entre os candidatos à Prefeitura de Criciúma.

Todos os sete postulantes ao cargo de chefe do Executivo criciumense estiveram presentes na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Em quase duas horas, eles apresentaram suas propostas, indagaram adversários e fizeram suas considerações finais.

Confira a íntegra delas

Clésio Salvaro (PSDB)

Olha, na verdade eu queria ser o último, mas tudo bem, infelizmente foi dessa forma, é o sorteio. Eu quero muito agradecer as emissoras de rádio, a OCP News por esse debate importante para trazer algumas questões relacionadas a nossa cidade. Sempre me propus a discutir a cidade e os problemas que tem nela. Com relação à pandemia, é preciso aqui agradecer a todos os trabalhadores da área da saúde e dizer que a vida em primeiro lugar, a saúde com os cuidados redobrados e a vida tem que seguir, nós precisamos trabalhar de fato. Quero muito agradecer meu vice-prefeito, com quem tenho percorrido este município, e todos os meus candidatos a vereadores. Agradecer de forma muito especial o carinho por onde a gente tem passado, a acolhida. Um toquezinho aqui, um aceno ali, sabe dizendo: ‘Salvaro, estamos contigo, Salvaro, nem precisava vir aqui’. Esta acolhida que nos dá força para a gente continuar nesta caminhada que tenho certeza que ela será vitoriosa, porque a cidade está no caminho certo. O debate é importante, nos propusemos desde o início a não prometer aquilo que não se pode cumprir e, principalmente, conversar com eleitores, falando das nossas propostas, dos nossos sonhos e dos nossos ideais, não atacando os adversários. Por isso, peço a todos o seu voto no dia 15. Muito obrigado.

Chico Balthazar (PT)

Queria agradecer as rádios Jovem Pan e Hulha Negra pelo debate, acho que foi um debate bastante esclarecedor, ao Vanio Bosle pela mediação. Agradecer a população de Criciúma demonstrando estar entendendo as nossas propostas e propósitos, já nos coloca no segundo lugar nas pesquisas. Eu só não entendo uma questão. Essas mesmas pesquisas que dão ao prefeito da cidade com 50%, e eu acredito nelas, um pouquinho mais de 50% tá bom, Clésio, essas mesmas pesquisas revelam que a saúde de Criciúma é um caos, que não existe calendário esportivo e cultural na cidade, que a nossa economia patina, que o desemprego só cresce e Criciúma está ficando pra trás. Mesmo sabendo de tudo isso, você, que hoje me ouve, está pensando em dar mais um mandato para esse esquema que nos governa há mais de 12 anos? Reflita isso. Um bom final de semana a todos, eu concluo pedindo humildemente o teu voto.


Júlia Zanatta (PL)

Você viu aqui que o candidato Clésio disse que não ataca, mas ele me chamou de despreparada. Quero dizer, Clésio, que se é para ter o teu preparo, realmente não to preparada para liderar esquemas dentro da prefeitura. Eu to preparada para acabar com toda e qualquer corrupção, dentro da prefeitura de Criciúma, esse é o meu preparo, essa é minha coragem. Quero falar com você, criciumense, que também está cansado das mentiras. Vote no 22, vote na Júlia Zanatta, voto de coragem. Nós teremos sim uma prefeitura alinhada diretamente ao governo Jair Bolsonaro, que fez um vídeo de apoio pra mim, a única em Santa Catarina, por quê? Porque eu defendo Deus, pátria, família e liberdade. E na minha gestão, enquanto prefeita municipal, ninguém será obrigado a nada, porque você, veja, o prefeito já está alinhado ao que pensa o Dória, que a vacina tem que ser obrigatória. Talvez em Criciúma a vacina será no bumbum, não é mesmo !? Quero dizer a todos vocês que chega de mentiras, vote Júlia Zanatta, se você tem Deus, pátria, família e liberdade no seu coração. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

 

Rodrigo Minotto (PDT)

Você ouvinte que está nos acompanhando neste debate, quero aqui pedir desculpas. Desculpas pelo debate fraco, sem proposição, debate onde, de certa forma, os candidatos me isolaram, no sentindo de entender que talvez eu seja o candidato mais bem preparado para disputar com o atual prefeito e poder apresentar as nossas propostas. Nosso objetivo, você que é mãe, mulher, trabalhadora, você que é empregadora ou profissional liberal, você que pensa nos seus filhos, você que quer o melhor para os seus filhos, nós precisamos mudar a situação da atual administração do município de Criciúma. Temos que inovar, fazer uma gestão qualificada, inovadora, progressistas, onde a gente pode dar o maior patrimônio na vida do ser humano que é a educação, uma educação pública de qualidade, onde nós possamos formar todos os jovens e adolescentes, capacitá-los e qualificá-los para a inclusão no mercado de trabalho. Precisamos ter uma saúde de qualidade, que seja rápida e eficiente, que tenha resolutividade. Eu tô vendo que muitos candidatos aqui estão copiando nossos propostas. Tem gente ultraliberal falando em escola em tempo integral, talvez não saiba o conceito do que é uma escola em tempo integral. A responsabilidade que tem um gestor público, de entender os investimentos que serão feitos, educação para mudar a vida de uma pessoa. Vire a página, vote no 12.

Coronel Manique Barreto (Podemos)

Agradecer a Jovem Pan News, aos candidatos que estiveram presentes e falar para a população de Criciúma, continue, continue fazendo a mudança que você já fez em 2018, mas continue fazendo uma mudança com segurança. Você, na sua rua, na sua casa, tem uma placa que diz Rede de Vizinho, eu implantei, eu tive a visão que era segurança, que aquilo ali iria fazer a prevenção, é isso que a gente não vê dentro da atual administração pública, um trabalho voltado à prevenção, voltado ao novo, a buscar algo que mude a vida das pessoas e com isso mude a vida da cidade. Temos de melhorar o próprio PIB, nós temos que melhorar o IDH das pessoas, temos que qualificar essas pessoas e essa formação vem daonde? Vem de um professor que se sinta bem, que se sinta qualificado, que se sinta recompensado pela própria administração pública, não sendo tirado o direto deles. Essa gestão eu sei fazer, porque eu já liderei homens, liderei mulheres e mais de 800 policiais militares aqui na região Sul e conseguimos ter sucesso. E teremos sucesso dentro da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Professor Ederson (PSTU)

Gostaria de agradecer a organização do debate, um debate muito bom no meu entender, onde a gente conseguiu colocar um pouco das nossas propostas. O eleitor criciumense está vendo o que cada um apresentou, alguns querendo pegar carona na onda Bolsonaro ainda, outros dizendo que são os maiorais, mas, na verdade, a gente tá vendo que são propostas que não vão sair do papel, como tem acontecido nos últimos anos na nossa cidade. Dizer também que fui o único candidato aqui hoje que me propus a equiparar o salário do prefeito com o servidor público municipal, de professor. Então, eu continuo com essa proposta e gostaria que meus colegas também se propusessem a fazer isso. Nada mais justo, de antes eu pensar no meu benefício próprio, eu pensar em quem tem o futuro da cidade na mão. Dizer também que na última semana aconteceu mais um caso de transfobia na nossa cidade, com a menina Rebeka, que não foi morta por pouco, que foi aqui do lado, na Içara, mas tem acontecido esses casos há muito tempo. Estamos juntos com a Rebeka. Nós, do PSTU, também defendemos. Chega de racismo, chega de machismo, chega de transfobia, né, e a gente chama o eleitor criciumense para ajudar a construir o PSTU. Siga-nos nas redes sociais. Muito obrigado.

Dr. Anibal Dário (MDB)

Primeiro gostaria de agradecer a todos que caminharam comigo até aqui nesta jornada, especialmente a minha vice, a Lisiane Tuon, professora, da área da saúde, altamente gabaritada para a gente juntos fazer uma saúde melhor. A equipe de vereadores de excelente qualidade, me orgulho muito ao time de vereadores que eu tenho. A Jovem Pan pela oportunidade e aos ouvintes que interagiam conosco. Quero contar uma experiência rápida, meus dois anos de exército, foi uma experiência de vida enorme, de gestão com o coronel, gestão de alta qualidade, e ele dizia em reuniões uma frase muito importante: que a virtude no meio termo, por isso eu dialogo com os dois espectros da política brasileira, sem nenhum problema. Quero dizer também que as minhas filhas e os jovens são inspirações para fazer a cidade com um futuro melhor, mais humana, mais justa, mais verde, mais inteligente, com mais saúde e mais educação, guiado pelo nosso plano de governo, que tem mais de 300 ações previstas e é organizado em mais de 70 projetos. Quero dizer que vou fazer uma gestão honesta, transparente, moderna e colaborativa, com total afinco e máxima dedicação. Muito obrigado, fiquem bem, ótima semana e abençoada semana, dia 15 vote 15 para juntos fazer muito mais pela cidade.

 

Leia também

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp