Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara Federal pode votar 2º turno da reforma da Previdência nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

05/08/2019 - 13:08 - Atualizada em: 05/08/2019 - 14:47

A Câmara dos Deputados pode votar a partir desta terça-feira (6), em segundo turno, a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os assalariados.

Da mesma forma que o primeiro turno, a proposta precisa do voto de no mínimo de 308 dos 513 deputados para ser aprovada. Depois será enviada ao Senado, onde também passará por dois turnos de votação, até que possa ser finalmente sancionada pelo presidente da república Jair Bolsonaro.

Nessa fase de tramitação, os partidos podem apresentar apenas destaques supressivos, ou seja, para excluir algum trecho do texto aprovado em primeiro turno.

 

Reforma da Previdência será votada em 2º turno só em agosto

Em relação ao texto aprovado pela comissão especial, de autoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), foram apresentadas três mudanças na primeira votação em Plenário.

Uma delas é a redução da idade exigida do professor de ensino infantil e básico para se aposentar com pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar para cumprir o requisito na data de publicação da futura emenda constitucional. A idade passou de 55 anos para mulher e 58 anos para o homem para 52 e 55 anos respectivamente.

Na regra de transição de aposentadoria por idade, os deputados também diminuíram de 20 anos para 15 anos o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar pelo INSS.

Para a mulher, no cálculo do salário pela média, ela receberá 60% do calculado por 15 anos de contribuição e 2% a mais dessa média por cada ano que passar disso.

 

Veja quais as novas regras da previdência que podem interferir na sua vida
Pesquisa aponta que mais de 50% dos brasileiros é a favor da reforma da Previdência

 

Com as mudanças, a perspectiva de economia do governo passou de cerca de R$ 1 trilhão em dez anos para cerca de R$ 900 milhões no mesmo período.

As sessões de votação da reforma começam na terça-feira (6) à tarde. Até lá, deve ser cumprido o prazo regimental de cinco sessões do Plenário entre as votações em primeiro e em segundo turnos.

*Com informações da Agência da Câmara Federal

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.