O Poder Legislativo jaraguaense também se manifestou após as declarações do ex-deputado Jean Wyllys, que repercutirem e causaram revolta na cidade.

Confira a nota:

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul vem a público manifestar sua indignação e repúdio às declarações ofensivas, inverídicas e discriminatórias publicadas no perfil do Twitter do ex-deputado Jean Wyllys, que fazem referência à Schützenfest, a maior festa de atiradores do Brasil, tradicionalmente realizada na nossa cidade.

Capitaneada por uma Comissão Organizadora extremamente competente e qualificada, a Schützenfest conta atualmente com a participação de 17 sociedades de tiro, desvinculadas de qualquer ideologia política. Trata-se, portanto, de um grande evento social, voltado ao entretenimento familiar, que recebe, a cada edição, um número maior de visitantes, brasileiros e estrangeiros, de todas as etnias, raças e preferências políticas, sem qualquer distinção.

Afirmações mentirosas como esta midiaticamente veiculadas pelo ex-deputado, que pretendem associar a imagem e a conduta do povo jaraguaense aos nazistas alemães refugiados, provedores de injustiças e violência, merecem ser veementemente repudiadas por toda sociedade.

Jaraguá do Sul é destaque em Segurança Pública, em cordialidade e Educação – educação aqui trazida no mais amplo sentido da palavra. Seu povo ordeiro e trabalhador, não faz por merecer tamanho desrespeito de alguém que, possivelmente, por aqui nunca esteve. Estamos atentos aos acontecimentos e seremos intolerantes a práticas como esta, pois enquanto representantes dos interesses da população, temos o dever de zelar pelo bem-estar e pela reputação de todos os jaraguaenses.

A Prefeitura jaraguaense emitiu uma nota logo após a publicação de Wyllys, em que classifica como "manifestações preconceituosas do ex-deputado federal Jean Wyllys" a respeito da Schützenfest.

O ex-prefeito Antídio Lunelli também criticou duramente o ex-deputado em vídeo divulgado nas redes sociais, chamando Willys de “papa merda” e mandando ele ir trabalhar.