Ex-deputado Jean Wyllys detona Schützenfest e causa revolta em Jaraguá do Sul

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação

Por: Thomas Madrigano

27/04/2022 - 17:04 - Atualizada em: 27/04/2022 - 18:15

O ex-deputado federal Jean Wyllys usou suas redes sociais, nesta quarta-feira (27), para detonar a Schützenfest, tradicional festa da cultura alemã realizada em Jaraguá do Sul.

Wyllys publicou um cartaz da 32ª edição da Schützenfest e afirmou que ele é baseado na “estética da propaganda nazista alemã”.

Na sequência, o ex-parlamentar disse que a “festa de atiradores” seria realizada “em região do Brasil para onde fugiram muitos dos nazistas alemães para não pagarem por seus crimes”.

A postagem de Wyllys repercutiu negativamente na cidade e algumas lideranças políticas se manifestaram.

O ex-prefeito e pré-candidato a governador Antídio Lunelli afirmou que a Schützenfest é um “orgulho para toda Santa Catarina”. De acordo com ele, só alguém que não conhece o evento “seria capaz de fazer uma crítica infundada como a que fez o ex-deputado Jean Wyllys.”

Lunelli ainda destacou que Jaraguá do Sul é “uma das cidades mais pacíficas do Brasil” e que a festa “reúne milhares de pessoas todos os anos, que festejam a cultura germânica”.

Já o vereador Luís Fernando Almeida (MDB) respondeu ao post de Wyllys dizendo que o ex-parlamentar “vive em seu mundinho político medíocre” e não tem moral para criticar a cultura e a tradição de Jaraguá do Sul.

Confira a nota de Antídio Lunelli

Só quem não conhece a Schützenfest seria capaz de fazer uma crítica infundada como a que fez o ex-deputado Jean Wyllys. A Festa de Atiradores de Jaraguá do Sul é um orgulho para toda Santa Catarina. Reúne milhares de pessoas todos os anos que festejam a cultura germânica, do tiro, da gastronomia, da música e da dança. Ignorância falar sobre o que não sabe, sobre o que desconhece. Aliás, somos uma das cidades mais pacíficas do Brasil. Uma cidade que tem pleno emprego, oportunidade, saúde e educação de qualidade. Viva a nossa Schützenfest! Viva a nossa cultura, nossa riqueza e a nossa diversidade!

A crítica de Wyllys a poucos dias do evento que marca o pontapé inicial dos eventos relacionados à edição 2022 da Schützenfest. A Schützenplatz acontece neste sábado (30) e inaugura a programação da festa.