Organização acerta últimos detalhes para a Schützenplatz neste sábado em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

27/04/2022 - 15:04 - Atualizada em: 27/04/2022 - 18:13

A Comissão Central Organizadora da 32ª Schützenfest se reuniu na manhã desta quarta-feira (27) com o prefeito Jair Franzner para alinhar os preparativos finais da Schützenplatz (Shützen na praça), que ocorrerá no sábado (30). A programação será na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico, das 10h às 14h.

O diretor Cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Sidnei Marcelo Lopes, destaca que todos os elementos que compõem a Schützenfest estarão no Schützenplatz.

“É o primeiro evento oficial, o pontapé inicial da festa dos atiradores, após dois anos de pandemia. Então, está sendo muito aguardado pelas sociedades e população em geral”.

Uma das características marcantes da Schützenplatz é a possibilidade de congregar as sociedades e a comunidade num evento ao ar livre, apresentando ao público a representação da Schützenfest, com direito à Marcha de Rei e Rainha, música e dança folclórica, além da gastronomia da festa.

Sidnei lembra que na nossa região são comuns encontros culturais ao ar livre, em praças e parques públicos, em eventos promovidos por entidades sociais e entes públicos.

“Com este espírito nasceu o “Schützenplatz” para oportunizar o encontro e valorizar as tradições das festas de rei e rainha em um espaço diferente da Sociedade ou do Parque de Eventos, aproximando ainda mais estas tradições e a própria Schützenfest da comunidade”, pontua.

Confira as atrações programadas para o Schützenplatz

Apresentação Musical – banda típica germânica;

Marcha do Rei e da Rainha – as majestades do tiro da 32ª Schützenfest coroadas na última festa participarão de um desfile simbólico;
Apresentação de dança folclórica;

Stand de tiro pássaro (modalidade de tiro esportivo onde a pessoa precisa jogar um pássaro de madeira suspenso por uma corda). A Sociedade Vieirense será a responsável por esta atração;

Gastronomia – chopes oficiais da festa (com pagamento em dinheiro), o tradicional Wurst no Wurstecke (canto da Salsicha), batata recheada e outras comidas típicas comercializadas em food trucks, com estrutura de barracas e mesas.