Poucas horas depois de ignorar a determinação do Governo do Estado de prorrogar as medidas de isolamento social por mais cinco dias, a Prefeitura de Brusque foi impedida pela Justiça de autorizar a reabertura do comércio e a prestação de serviços na cidade.
Na noite desta terça-feira (7), mesmo com a decisão do governador Carlos Moisés (PSL) de ampliar o período de quarentena em todo o estado, o prefeito Jonas Paegle liberou, por meio de um decreto, a retomada da atividade econômica no município, com alguns protocolos de segurança e higienização, a partir de hoje (8).
Após tomar conhecimento da decisão, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou uma ação civil pública e obteve uma liminar junto ao Tribunal de Justiça para suspender os efeitos do decreto municipal.
De acordo com o despacho judicial, a autorização de funcionamento dos estabelecimentos representaria “grave risco à saúde pública” e “flagrante violação às medidas de prevenção e enfrentamento” ao coronavírus adotadas pelo governo estadual.
- Combate ao Covid-19: SC é o estado brasileiro que mais aderiu ao isolamento social, aponta Google
- Em época de isolamento social, exposição moderada ao sol não deve ser esquecida, afirmam médicos
- Covid-19: confinamento e distanciamento social preocupam psicólogos
- Semelhanças que causam confusão: conheça a diferença entre coronavírus, resfriado e gripe
- Cuidados básicos de higiene e convívio podem prevenir contaminação por coronavírus
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
A Prefeitura de Brusque anunciou que acatará a decisão e que se reunirá para estudar possíveis medidas a serem tomadas. Atualmente, a cidade possui 11 confirmados de Covid-19.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul