O Universo #VemFazer SESI SENAI reúne quatro iniciativas: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI; o evento gratuito se inicia na quinta (24), no SESI SENAI de Jaraguá do Sul.

Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazer SESI SENAI, evento de educação tecnológica que as entidades da FIESC realizam nesta semana (24 a 26 de outubro), em Jaraguá do Sul (acesso pelo SENAI, R. Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha).

Atividades ‘mão na massa’, festival de drones e desafios de robôs e karts elétricos estão na programação que é gratuita e aberta ao público das 8h até as 20 horas (no sábado, dia 26, o evento se encerra às 14 horas).

O Universo reúne quatro grandes eventos: o Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI, as seletivas para a WorldSkills, o Inova SENAI e o Mundo SENAI.

“A indústria 4.0 é uma realidade e, para evoluir com ela, precisamos estar preparados para enfrentar os desafios, incentivando talentos e desenvolvendo competências requeridas nesta nova economia”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que a iniciativa também inspira crianças e jovens a seguir carreiras mais tecnológicas, tendência da nova indústria.

O diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, lembra que as entidades da FIESC investem continuamente na modernização de recursos e do processo de ensino. “Estamos sempre em busca ferramentas que possam contribuir para a formação de profissionais de excelência. Se falarmos na rede SESI SENAI, realizamos em 2018 mais de 253 mil matrículas desde a educação básica até pós-graduação”, frisa.

“Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro, garantindo oportunidades para as novas gerações”, completa.

Além das atrações tecnológicas, uma programação paralela ao evento e voltada às empresas abordará temas como saúde, programas de investimentos em inovação, tração, mobilidade elétrica e energia renovável.

O Espaço WEG exibirá projetos e equipamentos sobre mobilidade elétrica e energia renovável. Empresas da região, que representam sindicatos industriais filiados à FIESC, expõem na Mostra Indústria produtos e serviços.

Há programação dedicada a educadores e oficinas que envolverão pais e filhos. Confira a programação.

Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI

A primeira edição do torneio reunirá cerca de 30 equipes de escolas SESI SENAI e também de escolas públicas e particulares da região.
A competição é considerada preparatória para a nova temporada da FIRST Lego League (FLL), que Santa Catarina realiza nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020, em Jaraguá do Sul, com o tema ‘vida nas cidades’.

Outras seis equipes disputam vaga na etapa nacional do FIRST Tech Challenge - FTC (Desafio tecnológico) e a F1 in Schools (F1 nas Escolas). No FTC, as equipes vão projetar, prototipar e produzir as peças de acordo com especificações técnicas. O robô do FTC terá de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle.

Na F1 in Schools, um programa educacional vinculado à Fórmula 1, os estudantes são desafiados projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Algumas peças podem ser feitas em impressoras 3D.

O carro, que deve ter no mínimo 50 gramas, será impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2. Eles são projetados para percorrer 20 metros de distância o mais rápido possível, suportando as forças da aceleração na partida, travessia do percurso e desaceleração física após cruzar a linha de chegada.

Já no desafio Land Rover 4x4 in Schools a equipe precisa projetar e construir um veículo com tração nas quatro rodas (4x4) controlado por rádio, com especificações. O veículo deve ser capaz de trafegar com êxito numa pista de teste projetada para o desafio e deve funcionar como um veículo 4x4 em escala real em uma situação off-road.

WorldSkills

O SENAI promove no Universo #VemFazerSESISENAI encontro preparatório para a WorldSkills 2021 que será realizada em Shanghai, na China.

Onze ocupações estarão em disputa no Universo. Os alunos conhecerão aspectos relacionados ao torneio e realizarão provas simuladas para se ambientarem a maior competição de educação profissional do mundo.

Inova SENAI

Na Mostra Inova SENAI serão apresentados 20 projetos. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Mundo SENAI

Quem passar pelo evento poderá conferir as oportunidades oferecidas pela educação profissional, que podem auxiliar os jovens a escolher uma carreira na indústria. Os visitantes conhecerão recursos aplicados nas salas de aula de SESI e SENAI e projetos desenvolvidos pelos estudantes, nos quais eles demonstram seus conhecimentos e habilidades.

A execução de atividades práticas, relacionadas a situações reais da indústria, é uma das características da metodologia educacional do SENAI. O modelo fortalece o aprendizado e, pelo seu caráter lúdico, reduz a evasão escolar.

WEG e SESI ainda promovem grand prix de inovação voltado para a saúde no trabalho com desafios a serem explorados pelos participantes.

Empreendedores, startups e estudantes vão pensar em soluções para a redução do absenteísmo por atestado médico, o aumento do engajamento das pessoas para mudanças comportamentais e para melhorar a atenção do cidadão com a saúde. Os desafios vêm da indústria WEG, da Secretaria de Saúde Pública Municipal e do SESI Jaraguá do Sul.

Os visitantes também poderão participar de atividades makers (mão na massa), oficina de fotografia e experimentos científicos no caminhão do SESI Ciências.

Confira a programação completa:

  • Torneio de Robótica Challenge SESI SENAI;
  • Seletiva Interna SC F1 in Schools;
  • Seletiva Interna SC FIRST Tech Challenge (FTC);
  • Seletiva Interna SC 4x4 Land Rover in Schools;
  • Mundo SENAI;
  • Mostra da Indústria;
  • Seletiva WorldSkills;
  • Inova SENAI;
  • Festival de Drones;
  • Palestras Técnicas/ Workshop/ Minicursos;
  • Grand Prix;
  • Mostra Tecnológica;
  • Mostra de Laboratórios e Oficinas;
  • Atividades Maker/ Oficina de Robótica;
  • Atividades SESI Saúde/Segurança;
  • Unidades Móveis SESI SENAI;
  • Desafio de Robôs;
  • Desafio de Kart Elétrico;
  • Brincadeiras Infláveis;
  • Atividades Esportivas;
  • Atrações Culturais;
  • Food Trucks.
Inscreva-se no Universo #VemFazer SESI SENAI