“Prevenção e autocuidado são dicas comuns, mas essenciais para evitar doenças torácicas” afirma Dr. Giovani Mezzalira

Por: Elissandro Sutil

27/11/2021 - 09:11 - Atualizada em: 29/11/2021 - 13:55

Prevenção de doenças relacionadas ao pulmão fazem toda a diferença e para isso, o cirurgião torácico, Dr. Giovani Mezzalira, afirma que estar em dia nas consultas com um especialista é essencial.

Para ele, “o princípio é muito válido quando precisamos ter um corpo e uma mente bem organizada para sobreviver e ter uma qualidade de vida maravilhosa, porém, é muito difícil seguir com um corpo muito eficiente se estamos o utilizando mal, por exemplo consumindo o tabaco como uma forma diária de intoxicação. É muito complexo chegar num estágio da vida em que queremos aproveitar o tempo e nesse momento ter um desfecho inverso por consequência de uma doença pulmonar”. Para ele, prevenção e autocuidado podem até ser dicas comuns, mas que fazem diferença.

Quando procurar um cirurgião torácico?

Dr. Giovani pontua que alguns fatores específicos direcionam para uma consulta com um cirurgião torácico. Se você é um tabagista, deve raciocinar com o rastreamento do câncer de pulmão e prevenção de outras doenças, como a doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema, “em casos de pessoas que têm um risco maior, é feito o rastreio da doença”, salienta o médico.

A base nesse caminho de prevenção é ideal a partir dos 40 aos 75 anos, se a pessoa consome mais de 20 maços de cigarro por ano, ou se o paciente tiver de 5 a 10 anos de consumo de cigarro efetivo.

Também é importante procurar um cirurgião torácico ao sentir dores torácicas, tosse que não melhora e que tem ocorrido de forma contínua, deformidades torácicas como peitos para dentro ou para fora e o suor em excesso, seja nas mãos, axilas, pés e outras regiões do corpo.

Casos de urgência mais comuns da especialidade

Segundo especialista, o mais comum é o câncer de pulmão. Já em casos de trauma o cirurgião sempre vai ser acionado, principalmente ocasionados por acidente. Outra urgência é a ruptura de um segmento do pulmão que ocorre em pessoas com pulmões com bolhas e gera um fechamento do órgão. “Esse caso inicia com uma dor, e é importante fazer análise; essa patologia pode acometer pessoas em qualquer faixa etária”, explica.

Câncer de pulmão, o que é importante saber?

O nicho de pessoas com mais de 40 anos e que consomem mais de 20 maços de cigarro por ano deve se consultar e entrar no programa de rastreamento. Isso é 20% a mais de resultado de cura em detecção de nódulos com um centímetro, enquanto aqueles que não fazem o rastreamento chegam com tumores de cinco centímetros, e isso faz toda a diferença no que diz respeito ao tratamento da doença, “ou seja, rastreamento é a melhor resposta”, complementa o médico.

Ele alerta que deve-se ficar atento a alguns sinais, mesmo quando a pessoa não for tabagista. Sintomas como tosse com sangramento e dor torácica que não melhora merecem atenção. Uma dor torácica não deve ser normalizada, é importante averiguar!

O especialista ainda destaca que atualmente as mulheres se aproximaram muito no percentual de câncer de pulmão, diferente de dados anteriores que indicavam maior porcentagem de casos em homens. “Tendo essa pré-disposição de idade, fator genético ou hereditário e o consumo de cigarro, só agrega mais risco, é importante prevenir”, finaliza.

Sobre o especialista

O Dr. Giovani W. Mezzalira (CRM-SC 8611) atende na Clínica Toracopulmonar em Jaraguá do Sul. É formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também se especializou em cirurgia geral. É cirurgião torácico, especializado pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, mestre em cirurgia torácica pela PUC/PR, possui certificação em Cirurgia Robótica pelo Instituto Falk (PR) e pós-graduação em Cirurgia Robótica pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP).