Ponto Ser: uma experiência completa para seu filho, matrículas abertas

Por: Elissandro Sutil

21/11/2022 - 14:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:57

Uma experiência completa, contemplando todas as idades, fortalecendo ainda mais as pré aptidões da criança (corporal, musical, lógica matemática, linguística, projetos alfanuméricos, desenvolvimento espacial, intrapessoal e interpessoal) a partir dos 06 meses de idade, é o que o Ponto Ser oferece há mais de 10 anos.

Concentrar diversas atividades em um único espaço, com estrutura adequada, profissionais técnicos, específicos para cada área, faz do Ponto Ser, seguramente o melhor contraturno de Jaraguá do Sul e região, conforme atestam as centenas de alunos que frequentam o espaço todos os anos, ao longo de mais de uma década.

Entre as atividades desenvolvidas destacam-se:

Natação

Além de ser um esporte completo, que trabalha todas as partes do corpo, a natação traz tranquilidade aos pais, pela segurança que passam a ter em ambientes aquáticos, uma vez que, também desenvolve a autoconfiança e a autonomia. Na cidade o Ponto Ser participa dos campeonatos escolares de natação.

 

Inglês

O inglês de forma lúdica é oferecido por se demonstrar como uma alternativa para despertar o interesse das crianças pelo idioma. Ao valer-se do lúdico para ensinar, o processo de ensino aprendizagem, se torna mais eficiente e significativo.

Artes marciais / karatê shotokan – Capoeira Abada

Muito indicado, “Karatê traz para a criança, benefícios enriquecedores na sua formação, a disciplina, o autocontrole, a coordenação motora, lateralidade, motricidade, autoestima, autoconfiança, a concentração”. Todos direcionados pelo valor e filosofia do karatê

  • Esforçar-se para a formação do caráter;
  • Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;
  • Criar o intuito do esforço;
  • Respeito acima de tudo;
  • Conter o espírito de agressão.

Capoeira Abada

Fortalece a pratica das atividades físicas, além de toda a carga cultural que a Ponto Ser propõe para as crianças, na capoeira é aplicada as atividades musicais através do canto, onde há a estimulação da linguagem oral. Na capoeira, através das oficinas, é produzido o próprio instrumento musical como berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e o reco reco.

Musicalização

O primeiro contato com a música, a percepção dos ritmos, o conhecimento dos instrumentos e sua sonoridade, o som corporal, a estruturação de partituras e a construção de seus próprios instrumentos, é o universo proposto pela musicalização, valorizando e potencializando ainda mais as habilidades cognitivas.

Música / Piano / Teclado / Violão /Canto

Aulas com professor específico de música, que abrange conceitos teóricos e práticos direcionados para uma opção mais concreta e assertiva pelo gosto da criança, passando da aprendizagem para a prática instrumental, instigando a criança a tocar sua própria trilha, como também a compor frases musicais e ler partituras. A Ponto Ser teve aluno que conquistou o segundo lugar no Festival da Canção da cidade, neste ano de 2022.

 

Dança (Ballet/jazz infantil/hip hop)

As crianças que realizam esses estilos, passam pelas mãos dos renomados professores Paulo Almuas, idealizador da Ponto Ser, e Kako Zapelini, professor de Hip Hop.

Além de todos os benefícios físicos, que todas as outras atividades oferecem, a dança por sua vez, dentro do desenvolvimento artístico, impacta diretamente nas sensações cerebrais, como por exemplo, a liberação da serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando aspectos como o humor e o sono, além de auxiliar na perda de peso, no equilíbrio, no aperfeiçoamento da resistência física, enriquece a convivência social. O Ponto Ser participa do Jaraguá em Dança e demais festivais pelo estado de Santa Catarina.

Teatro e a Contação de Histórias

A criança aprende, cria, se inventa e reinventa por meio da diversão que a exploração do mundo entrega para ela.

Além disso, instiga o interesse pela leitura e a torna mais dinâmica, melhorando a atenção, concentração, rapidez dos pensamentos e a formação de opinião. Assim, a criança consegue ter um melhor desempenho em suas outras atividades escolares e um intelecto mais aguçado.

É uma atividade prática totalmente envolvida com os sentimentos e emoções. O teatro infantil, permite que elas aprendam a se expressar para o mundo, valorizando e se beneficiando das múltiplas manifestações artísticas e culturais envolvidas com essa atividade.

Esta atividade permite que a voz, meio fundamental para a comunicação das crianças e expressão de seus sentimentos, seja utilizada como instrumento e aproveitada da melhor maneira possível. Além disso, assim como na literatura, o teatro também expõe aos praticantes obras importantes, renomadas, que aguçam a criatividade e ajudam a construir o senso crítico.

É nesses momentos que ela exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade e a capacidade de conviver com o outro. Simbolicamente, o brincar se torna um meio espontâneo de expressão, porque, sem se dar conta, a criança expõe seus medos, desejos e experiências.

Xadrez

Se existe um jogo que pode ajudar uma criança a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis, esse jogo é o xadrez. Jogo de tabuleiro, em que pensar e elaborar estratégias são ações fundamentais para vencer uma partida, o xadrez é um aliado importante na educação infantil.

Trabalha o senso de competitividade, desenvolve raciocínio e concentração, trabalha a paciência, provoca a imaginação, cria maturidade na tomada de decisões, ajuda a assimilar outras disciplinas.

Técnicas de desenho

O lúdico e o pedagógico se unem aqui: desenhar é uma habilidade que desafia a imaginação e permite toda a riqueza de formas e cores com o uso das mãos e ferramentas de traços. Desenvolve a inteligência espacial.

Áudio e Vídeo

A diversidade, a autenticidade e a inspiração presentes nas produções voltadas à infância comprovam o potencial transformador e educativo da imagem nas mais diferentes plataformas.

O audiovisual, como meio de comunicação e linguagem, está cada vez mais presente na vida das crianças, estimulando seus sentidos e fazendo parte de seus cotidianos, antes mesmo de irem à escola. Embora os pequenos desde cedo tenham acesso a um amplo repertório, nem sempre ele prima pela ética, diversidade de temas ou qualidade estética, importantes à formação humanista. A pluralidade de histórias ajuda a despertar nas crianças a curiosidade pelo outro, fomentar o convívio social, além de contribuir para a construção de um senso crítico sobre o que elas assistem. Para celebrar, discutir, e incentivar a produção audiovisual para crianças e adolescentes da Ponto Ser, tivemos um aluno participante do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul na 5ª edição, realizada neste ano.

Tarefas Escolares e Projetos Pedagógicos

As tarefas escolares são desenvolvidas e orientadas durante o período que a criança fica na Ponto Ser, seguindo um cronograma organizado conforme a rotina semanal, as demais atividades propostas, são aplicadas por caminho mais lúdico, através de jogos recreativos e estímulos alfa numéricos, suavizando o processo de aprendizagem. O contato com animais e a natureza, também fazem parte do dia a dia da criança Ponto Ser, com a Peg, a goldem Ponto Ser, as tartarugas, peixes, a coelha Nick e uma galinha da raça sedosa.

Diferencial

Possuímos enfermeira em tempo integral no espaço, disponibilizamos para casos preventivos uma pneumopediatra e dentistas.

 

 

Onde encontrar:

Endereço: R. Pres. Juscelino, 79 – Centro, Jaraguá do Sul – SC

Telefone/whatsapp: (47) 3371 8319

Facebook: /PontoSerEspacoAlternativo

Instagram: @pontoseroficial

Notícias no celular

Whatsapp