Em tempos de uma Jaraguá do Sul destaque em nível nacional por sua força econômica, é importante a discussão sobre a educação. Ainda que a escolaridade local tenha números positivos, existem pessoas que ainda não concluíram os estudos.
Ter uma escolaridade completa é muito importante para o crescimento profissional de cada indivíduo, e melhora também outros aspectos na vida delas. Veja abaixo quatro motivos para voltar a estudar:
1. Melhor remuneração
Segundo uma pesquisa realizada por Sérgio Firpo, professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), aponta que uma pessoa que possui o ensino fundamental completo, tem uma média salarial de R$ 1.339, um aumento de mais de 100% em relação a quem não completou esta fase escolar.
Veja o gráfico com os dados da pesquisa e a proporção de aumento com relação à escolaridade:

Percentual de aumento do salário relacionado ao nível de escolaridade (Por Samantha Caroline/OCP News)
2. Qualidade de vida
Além de influenciar e contribuir financeiramente, completar os estudos pode melhorar a relação das pessoas consigo mesmas e com o mundo à sua volta. Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário FAE de Curitiba, apresentou números interessantes quanto à relação da escolaridade com a satisfação pessoal.
De acordo com a pesquisa, quanto maior o nível educacional, maior a satisfação das pessoas com seus trabalhos. Além disso, mostrou que completar os estudos melhora até mesmo o vínculo entre casais.
3. Preparo para uma nova etapa
Para ingressar no ensino superior é preciso do Ensino Médio completo; e só de ingressar vida acadêmica o seu valor de mercado aumenta consideravelmente. Uma faculdade também abre as portas para novos horizontes, permitindo mudar de profissão, ou se especializar na sua própria.
Quanto aos processos seletivos para o ingresso nas universidades, quem acabou de concluir os estudos tem certa vantagem. O conhecimento estará fresco em sua cabeça, aumentando as chances de ir bem nas avaliações.
4. Não é difícil. Basta começar!
Atualmente, as instituições se adaptaram e tornaram o processo de conclusão dos estudos muito mais fácil. Um exemplo disso é a Cooepe, em Jarágua do Sul. O local oferece cursos para quem deseja realizar o sonho de completar os estudos, mas não tem tempo para frequentar supletivos tradicionais.
Matrículas abertas
- Histórico escolar (original e cópia);
- RG (original e cópia);
- Foto 3×4 recente;
- Comprovante de residência.
Atenção: a exigência legal para cursar o supletivo da Cooepe é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.