Em tempos de uma Jaraguá do Sul destaque em nível nacional por sua força econômica, é importante a discussão sobre a educação. Ainda que a escolaridade local tenha números positivos, existem pessoas que ainda não concluíram os estudos.

Ter uma escolaridade completa é muito importante para o crescimento profissional de cada indivíduo, e melhora também outros aspectos na vida delas. Veja abaixo quatro motivos para voltar a estudar:

1. Melhor remuneração

Segundo uma pesquisa realizada por Sérgio Firpo, professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), aponta que uma pessoa que possui o ensino fundamental completo, tem uma média salarial de R$ 1.339, um aumento de mais de 100% em relação a quem não completou esta fase escolar.

Veja o gráfico com os dados da pesquisa e a proporção de aumento com relação à escolaridade:

Percentual de aumento do salário relacionado ao nível de escolaridade (Por Samantha Caroline/OCP News)
Percentual de aumento do salário relacionado ao nível de escolaridade (Por Samantha Caroline/OCP News)

2. Qualidade de vida

Além de influenciar e contribuir financeiramente, completar os estudos pode melhorar a relação das pessoas consigo mesmas e com o mundo à sua volta. Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário FAE de Curitiba, apresentou números interessantes quanto à relação da escolaridade com a satisfação pessoal.

De acordo com a pesquisa, quanto maior o nível educacional, maior a satisfação das pessoas com seus trabalhos. Além disso, mostrou que completar os estudos melhora até mesmo o vínculo entre casais.

3. Preparo para uma nova etapa

Para ingressar no ensino superior é preciso do Ensino Médio completo; e só de ingressar vida acadêmica o seu valor de mercado aumenta consideravelmente. Uma faculdade também abre as portas para novos horizontes, permitindo mudar de profissão, ou se especializar na sua própria.

Quanto aos processos seletivos para o ingresso nas universidades, quem acabou de concluir os estudos tem certa vantagem. O conhecimento estará fresco em sua cabeça, aumentando as chances de ir bem nas avaliações.

4. Não é difícil. Basta começar!

Atualmente, as instituições se adaptaram e tornaram o processo de conclusão dos estudos muito mais fácil. Um exemplo disso é a Cooepe, em Jarágua do Sul. O local oferece cursos para quem deseja realizar o sonho de completar os estudos, mas não tem tempo para frequentar supletivos tradicionais.

A escola oferece a modalidade à distância, de forma que os alunos conseguem estudar sem prejudicar a vida profissional. O método da escola se baseia na criação de um ambiente de confiança onde os alunos estudam em casa e fazem as avaliações na escola.

Matrículas abertas

Para fazer sua matrícula é necessário comparecer a uma unidade da Cooepe com os seguintes documentos:
  • Histórico escolar (original e cópia);
  • RG (original e cópia);
  • Foto 3×4 recente;
  • Comprovante de residência.

Atenção: a exigência legal para cursar o supletivo da Cooepe é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

Em Jaraguá do Sul, a Cooepe fica na rua Gov. Jorge Lacerda, 444, no Centro. Para saber mais sobre os serviços da Cooepe acesse a pagina no Facebook ou o site da instituição. Entre em contato através do telefone: (47) 3273 0035 ou pelo WhatsApp 9 9159-6549.