Novo Mundo! Imersão na Língua Inglesa durante aulas no Alfa Jangada

Por: Elissandro Sutil

11/12/2020 - 07:12 - Atualizada em: 11/12/2020 - 07:58

Mudança é uma palavra que resume os dias de hoje e, consequentemente, o futuro do mundo. Neste contexto, a educação das crianças e adolescentes precisa ser uma estratégia para formar pessoas preparadas para viver neste novo mundo globalizado e cheio de novidades constantes.

Em Jaraguá do Sul, uma referência positiva deste novo estilo de ensinar é o Alfa Jangada. A instituição possui um sistema pedagógico bilíngue que insere os alunos em uma realidade onde a “Mobilidade Global” é a chave de tudo.

A rotina na escola é surpreendente. É possível conversar em inglês com os alunos que participam do programa bilíngue e estes irão, naturalmente, saber se comunicar e falar a língua sem grandes dificuldades.

A coordenadora do Alfa Jangada comenta que isto acontece porque a escola insere a língua inglesa na rotina dos alunos desde a primeira infância com uma carga horária significativa e isto traz naturalidade ao aprendizado destes cidadãos em formação.

“Na infância, a segunda língua vem com mais facilidade por conta da plasticidade do cérebro da criança, essa plasticidade permite que os dois hemisférios sejam utilizados para a aquisição da linguagem. Quanto antes houver a inserção do ensino de língua Inglesa de forma lúdica, mais significativa e natural será a aprendizagem”, explica a coordenadora.

Ensinar EM inglês

O principal destaque na inserção da língua inglesa no vocabulário dos alunos do programa bilíngue do Alfa Jangada é a didática. A escola utiliza o sistema “CLIL” (Content and Language Integrated Learning), onde as crianças aprendem inglês enquanto estudam outros assuntos.

Joseana Pedersetti é mãe de dois alunos do programa bilíngue Alfa Jangada e comenta que se surpreendeu com a evolução dos dois filhos no inglês. Para ela, as aulas lúdicas e dinâmicas, com professores excelentes são a chave para tamanha eficácia.

“O conhecimento aplicado no programa abrange assuntos muito variados como aulas de ciências, história, matemática, geografia, teatro, culinária, música e filmes. Não é apenas um programa que ensina inglês, ele ensina a se expressar e ser fluente em uma língua em que não somos nativos”, completa Joseana.

Para aplicação deste estilo de ensino, os materiais didáticos dos alunos são uma ferramenta essencial. A escola tem parcerias com a National Geographic Learning e com a Macmilan Education. Estas parcerias permitem que os alunos consigam ter contato com conhecimentos da ciência em uma metodologia totalmente bilíngue.

Inteligência emocional

Em meio a discussão das mudanças atuais e do futuro, outra pauta ganha destaque: inteligência emocional. No Alfa Jangada, os alunos do Fundamental 2 que fazem parte do programa bilíngue têm uma disciplina voltada a skills para lidar com o dia a dia também na vida pessoal.

Através do material didático chamado “Trans For Me”, elas aprendem a importância de se expressar e se comunicar. Aprendem a tolerância com as diferenças e também a lidar com momentos de dificuldade, tudo isso em formato bilíngue.

Para Juliana Monteiro, esta é mais uma estratégia para garantir uma formação completa. Com esta disciplina os alunos saem da escola preparados e aptos para lidar com a vida além das páginas e livros acadêmicos.

“Queremos que nossos alunos saiam da escola não só fluentes em dois idiomas, mas preparados para o que a vida lhes reserva, independente do lugar em que eles escolherem viver no globo”, finaliza a coordenadora bilíngue.

Onde encontrar

O Alfa Jangada fica na rua Presidente Epitácio Pessoa, 676 no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (47) 3371-0202. Para saber mais sobre a Rede Alfa, acesse o site: alfaonline.com.br.