No Ensino Fundamental Marista, as histórias viram realidade

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

15/12/2022 - 16:12 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:38

Projeto educacional educa por meio de diferentes linguagens e experiências literárias.

Quantos livros você leu no último ano? E no último mês? Segundo a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil” (2020), do Instituto Pró-Livro, somente pouco mais da metade da população tem o hábito de ler (52%). Além disso, nos últimos quatro anos, o país perdeu mais de 4 milhões de leitores, segundo a pesquisa. É pensando em reverter esse quadro que, no Colégio Marista São Luís, os alunos são incentivados desde cedo a aprenderem com os livros.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os professores utilizam as histórias para ensinar valores como a solidariedade e o respeito às diferenças. Com a literatura como aliada, os professores propõem discussões e educam com cuidado. Temas sensíveis e realidades distantes ficam mais palpáveis e fáceis de compreender.

No Projeto Cultivando Leitores, as crianças visitam bibliotecas, trocam livros e vivenciam inúmeras experiências literárias. Lá, a construção do hábito da leitura vem a partir da prática diária. Esse contato com momentos diferentes da história, outros mundos e formas diferentes de contar uma história contribuem de forma transformadora para o presente e o futuro.

Ler estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, aguça o raciocínio e permite viajar sem sair de casa ou da escola. O ambiente de ensino é um dos principais, se não o principal, para alimentar o gosto pelo conhecimento e pela literatura. O Marista São Luís acredita no poder desse hábito na formação de indivíduos plurais, que se desenvolvem por completo. Corpo, mente e espírito.

Na infância, a leitura é particularmente importante para o desenvolvimento cognitivo, da percepção de mundo e da capacidade de concentração. Para a criança, ler não é uma forma de se distrair, é uma poderosa ferramenta de educação. Com um livro na mão, o aluno Marista exerce todo o seu protagonismo, tornando-se responsável pelo próprio aprendizado.

Concentrar-se em uma história traz benefícios que se estendem pela vida toda. O adulto que desenvolveu essa habilidade quando jovem torna-se mais empático e consciente do seu papel na sociedade.

Então, o que o Marista São Luís faz com esse projeto literário é acreditar no poder da leitura. Em todas as etapas de formação, o papel da criança é o de bater nas portas fechadas. O papel do colégio é incentivar a curiosidade dos pequenos e entregar as chaves para a oficina do saber. Valorizar essa jornada de construção faz com que o aluno transforme a si em um desbravador e o mundo na sua melhor versão.

 

Mais sobre o São Luís:

Av. Mal. Deodoro da Fonseca, 520 – Centro, Jaraguá do Sul – SC

Site: saoluis.colegiosmaristas.com.br

Instagram: @marista.saoluis

Facebook: /ColegioMaristaSaoLuisJaragua

Notícias no celular

Whatsapp