Confira história da Sirene:
Em 22 de agosto de 1966, foi realizada a fundação dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. Naquela época, a forma de acionamento para a organização da equipe e atendimento dos sinistros de combate a incêndios inicialmente era feita através de ligações telefônicas para cada integrante, que se reuniam em uma empresa e seguiam para o local da ocorrência.
No dia 26 de outubro de 1968, ocorre a tão esperada inauguração da sede dos BVJS e da Torre da Corporação. Esta torre tinha como objetivo a secagem das mangueiras de combate incêndio e abrigava a tão importante fonte de comunicação da época, a sirene.
Como não havia contingente fixo de bombeiros, as ligações eram atendidas pela Celesc, e no caso de uma emergência um dos funcionários da Celesc ia até a central e realizava o acionamento da sirene, informando os bombeiros da cidade, que a comunidade necessitava do apoio deles para a devida emergência. As reuniões e treinamentos eram realizados as quartas-feiras, onde tradicionalmente a sirene era acionada, às 19 horas.
A sirene que nos dias de hoje ainda existe na corporação é a mesma de 1968, porém foram trocadas as cornetas que na época eram de ferro e atualmente são de inox, ela é funcional e atuante até os dias de hoje. O acionamento ainda mantém a tradição das emergências, quando a situação é de grande proporção, ela é acionada para que os bombeiros que estejam ouvindo ao chamado se desloquem de imediato a corporação.

Quadro da sirene | Foto: Felipe Ewald