Escola S reúne práticas pedagógicas que são tendências mundiais

Por: Elissandro Sutil

28/11/2020 - 07:11 - Atualizada em: 30/11/2020 - 09:56

Uma escola, muitas escolhas. Assim se define a nova marca da rede de educação básica da Federação das Indústrias (FIESC), a Escola S.

Concebida com o objetivo de oferecer uma única escola para toda a formação básica do estudante, a rede integrada por SESI e SENAI prioriza o ensino da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, a chamada metodologia STEAM.

Foto: Divulgação/Fiesc

A nova escola já nasce adaptada ao cenário de pandemia, com ensino híbrido, que alia as atividades virtuais com as presenciais, e priorizando a aprendizagem baseada na solução de problemas. A proposta é oferecer ao estudante uma jornada de ensino completa – do infantil ao médio.

Em Jaraguá do Sul, o estudante do ensino médio se prepara tanto para enfrentar os exames de acesso à graduação (vestibulares), quanto para o mercado de trabalho. Ele pode optar por três formações técnicas, como explica o gerente-executivo do SESI e do SENAI, Jefferson Galdino.

“São três itinerários entre os quais ele pode escolher: mecatrônica, sistemas de informação e STEAM. Nosso itinerário STEAM estimula o engajamento dos estudantes na formação para o mundo do trabalho e na aplicação do conhecimento. Está muito conectado às engenharias e às formações tecnológicas”, destaca.

O alinhamento constante às tendências internacionais em educação permite ao estudante da Escola S desenvolver competências essenciais para o futuro. Essa premissa também é refletida na proposta pedagógica inovadora e singular que será aplicada.

“São metodologias ativas, que fazem do aluno o principal agente de sua trajetória acadêmica e, do professor, um guia constante e atento às formações que podem ser trilhadas pelo estudante”, explica o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A aprendizagem remota será uma grande aliada, lembra o diretor. “Ela está sendo imperativa nesse processo da pandemia por motivos óbvios e acabará sendo vital para a continuidade de algumas propostas”, acrescenta.

Foto: Divulgação/Fiesc

Estratégias digitais ajudam jovens a se preparar para a graduação

Aulas online, desafios, lives e simulados estão entre as atividades que os estudantes da rede SESI SENAI têm realizado diariamente, especialmente aqueles que cursam o ensino médio.

Entre os principais objetivos dessa turma está o de ingressar em uma graduação ou em um curso profissionalizante. Por isso, as escolas da rede têm realizado uma verdadeira escalada na preparação dos alunos, oferecendo diversos recursos digitais para manter a rotina de estudos.

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as próximas décadas serão marcadas por um ensino que leve em conta a aprendizagem autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

Foto: Divulgação/Fiesc

É aí que entram recursos como a gamificação, a sala de aula invertida e o estudo baseado em projetos e contextualizado.

“Temos priorizado o aprendizado ao longo da vida, contínuo e integrado às rotinas diárias, extrapolando os sistemas escolares formais. Buscamos oferecer um ensino que tenha significado para o aluno, em que ele seja estimulado de maneira voluntária, proativa e permanente; e que ele faça sua autogestão nesse caminho”, detalha Fabrizio.

Outro diferencial é a parceria com o Instituto Ayrton Senna para desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, como a autoconfiança, respeito, empatia, responsabilidade, persistência e imaginação criativa.

Durante a pandemia, a rede SESI SENAI deu continuidade às atividades, utilizando diversas tecnologias educacionais como o Google for Education, o Meet, para as aulas ao vivo, e a plataforma Geekie One, um repositório no qual os estudantes podem consultar materiais e fazer atividades.

Recursos cada vez mais populares, como o Whatsapp e o Telegram, também foram essenciais em algumas atividades, como na educação de jovens e adultos, por exemplo.

Onde encontrar

FIESC – SESI/SC SENAI/SC fica na Rua Walter Marquardt, nº 835, no bairro Barra do Rio Molha em Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3372-9500 ou (47) 3372-9573 (Whatsapp). Mais informações nos sites sesisc.org.brsc.senai.brescola-s.com. Fique por dentro das novidades também pelo Facebook e Instagram (@escolasoficial).