Envelhecer com saúde

Por: Maria Luiza Venturelli

05/08/2020 - 06:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 14:44

A expectativa de vida vem crescendo em todo o mundo, no Brasil e em SC não é diferente. Na década de 1960, a esperança média de vida dos brasileiros era de 62 anos; já em 2019, a expectativa de vida dos catarinenses havia aumentado para 79,7 anos: 83 anos para as mulheres e 76,4 anos para os homens.

Uma pergunta que todos se fazem é: como viver bem durante a velhice? A resposta mais correta é: preparando-se desde a juventude. As atitudes que tomamos durante a vida se refletem na terceira idade e os hábitos saudáveis mostrarão seus frutos nessa fase, podendo transformá-la para melhor.

Por isso aqui vai uma dica para os jovens e adultos jovens: cuidem de sua saúde agora, evitem abusos na juventude e irão envelhecer com saúde. Com a longevidade, o surgimento de doenças crônicas também aumenta. Pessoas com mais de 65 anos têm entre três e cinco doenças acompanhando seu processo de envelhecimento; mas, se essas doenças estiverem controladas e medicadas não afetarão de forma significativa a qualidade de vida.

Os especialistas alertam que o principal problema na terceira idade não é a doença crônica, mas as sequelas que podem deixar quando não tratadas adequadamente. Outro fator de risco são as quedas, pois a osteoporose, doença frequente entre os idosos, enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas.

A dica é: nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente. Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos adequados mantêm o organismo ativo, ajudando a prevenir doenças; e a atividade intelectual funciona como uma fisioterapia mental.

Dá para afirmar que ler um bom livro, uma revista e até conversar com amigos ajudam a manter viva a troca de experiências com o mundo, resultando em um cérebro exercitado, memória afiada, bom humor e disposição para a vida. Siga essas dicas e consulte seu médico geriatra periodicamente, este é o caminho certo para aproveitar bem a terceira idade, com saúde e alegria. Voltaremos ao assunto.