Quando iniciamos um trabalho novo ou quando vamos a um lugar desconhecido, sem saber ao certo o caminho que devemos percorrer, como nos sentimos? Alguns responderão ansiosos, outros angustiados, todos apreensivos. Esse é um exemplo simples de como a novidade pode mexer com as pessoas adultas; com os pequenos, isso não é muito diferente.

A adaptação da criança na escola é um período muito especial para todos: crianças, familiares e professores. Tudo é novo, tudo precisa ser descoberto. Para isso, tempo, carinho, atenção, abertura ao novo e ao diálogo são elementos que precisam estar presentes. A postura dos adultos, sendo referência para a criança, sejam os pais, avós ou quem exerce a função de educar, cuidar, proteger, prover e amar os pequenos, é de auxiliar neste processo.

De acordo com a Top Aprendizagem em Jaraguá do Sul, um relacionamento de confiança entre os pais e instituição de ensino é essencial e, com certeza, vai deixar a adaptação da criança mais tranquila. Veja algumas dicas que facilitarão o processo de adaptação dos pequenos na escola.

O diálogo é o melhor caminho

Escola e família precisam estar sempre em sincronia com as informações relacionadas a criança, aspectos como: preferencias alimentares, brincadeiras, jeitinho preferido de dormir, entre outros, são informações importantes para a escola.

A Top Aprendizagem salienta que mantem um contato constante com os pais durante o processo de adaptação, informando como o pequeno está, para que os pais fiquem tranquilos.

Foto divulgação | Top Aprendizagem

A adaptação precisa ser gradativa

Quanto mais gradativo for o período de adaptação de seu filho, mais tranquilo ele tende a ser. A disponibilidade de horário dos pais é muito importante neste momento. A Top Aprendizagem, por exemplo, sugere que nos primeiros dias a criança frequente a escola por poucas horas, aumentando esse período no decorrer da segunda semana. Desta forma os pais se sentem mais tranquilos e, mesmo antes que a criança perceba, os pais já estão de volta.

Segurança na chegada

Os adultos de referência, principalmente aqueles que levarão a criança para a escola, precisam realizar esse processo com segurança. É importante transmitir ao pequeno que a família está confiante com a escolha da instituição, que o professor o receberá com carinho e fará de tudo para que o seu início na escola seja feliz e tranquilo.

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Os primeiros dias de aula são muito importantes

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Nos primeiros dias de aula da criança, os professores criam brincadeiras e atividades que estimulam as crianças a se conhecerem e a serem receptivas com os amigos novos. Neste momento, de acordo com a Top Aprendizagem, o professor tem papel fundamental, pois transmite segurança e conforto através do afeto, sempre presente na escola.

É importante que a família converse com a criança sobre como será sua rotina na escola, tanto no primeiro dia quanto nos demais, para que ela saiba que seu dia será prazeroso, recheado de brincadeiras, atividades lúdicas, que ela aprenderá muitas coisas novas e que, ao final do período, a família estará lá esperando-a para irem para casa.

A opinião da criança importa

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Mesmo que você saiba que o início na escola (ou a mudança de escola) será boa para o futuro do seu filho é importante deixar algumas decisões “ao alcance” dele. Para isto, levá-lo para conhecer a instituição, os professores e ver se ele se sente confortável com a novidade faz muita diferença.

De acordo com a equipe pedagógica da Top Aprendizagem, quando as próprias crianças veem a nova instituição e percebem que a novidade será divertida e positiva tudo flui melhor. Além disso, a escola salienta sobre a importância de deixar a criança fazer escolhas.

“Aqui na Top nós temos um sistema de ensino integral e sempre que acontece uma nova matrícula, instruímos os pais a dar autonomia para a criança escolher com qual atividade extra ela mais se identifica.”, comenta a instituição.

Conheça a metodologia pedagógica da escola

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Em caso de mudança de escola, haverá também uma mudança na metodologia de ensino e no material pedagógico utilizado. É importante que os pais acompanhem o andamento de seu filho e tenham contato com o professor, para que possíveis duvidas sejam sanadas logo no inicio do processo de adaptação.

A Top Aprendizagem é conveniada ao Sistema de Ensino Positivo, que complementa a metodologia aplicada pela escola, que é: priorizar o brincar, vivenciando o conhecimento na prática do dia-a-dia, de forma lúdica e prazerosa. Esta metodologia tem resultados extremamente positivos no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.

Foto: Matheus Wittkowski | OCP News

Onde encontrar a TOP Aprendizagem

Rua Friedrich Wilhelm Sonnenhohl, 623, no bairro Vila Lalau. Para entrar em contato com a escola, ligue no telefone: (47) 3370-1461 ou pelo WhatsApp (47) 9 9232-1461.

Para ficar por dentro das novidades da TOP Aprendizagem, acompanhe a instituição nas redes sociais Facebook e Instagram.

Atendimento

  • Berçário (a partir de 04 meses), ensino fundamental e recreação
  • Horário de funcionamento: 7:00 as 18:30
  • Atendimento matutino, vespertino e integral