“DIU Mirena: entenda como funciona o método contraceptivo”

Foto divulgação

Por: Juliana Bizatto

20/02/2020 - 06:02 - Atualizada em: 20/02/2020 - 13:02

O dispositivo intrauterino hormonal ou DIU mirena é um dispositivo em formato de T ou Y que mede 2,3 cm (pequeno, né?) e fornece previne a gravidez por 5 anos. Quinze minutos após a inserção a progesterona já está circulando dentro do micro-ambiente uterino, mas a recomendação por bula é eficácia para prevenir gravidez pelo menos três dias após a inserção, isso se o DIU estiver bem posicionado.

Mulheres de qualquer idade podem usar. Mesmo adolescentes, mulheres que tiveram filhos e que não tiveram filhos também podem usar.

Os mecanismos para prevenir gravidez são:

  • Alterar a secreção cervical (muco), dificultando a passagem do espermatozoide até o óvulo;
  • Ação no endométrio (camada mais interna do útero), tornando-o atrofiado e menos receptível a algum possível óvulo fecundado.

Ainda que uma parcela da progesterona caia na corrente sanguínea, 75% das mulheres continuam ovulando, e assim não ocorre diminuição da lubrificação na relação sexual e pouca interferência no desejo sexual

A taxa de eficácia é de 0,2 gestações/100 mulheres/1 ano e a taxa de satisfação gira em torno de 75% no primeiro ano.

O padrão de sangramento após a inserção varia, quando a mulher já tinha sangramento aumentado, pode haver escapes nos primeiros três meses (regulares ou não), após 6 meses a maioria para de sangrar ou sangra apenas alguns meses. Reduz até 97% do sangramento menstrual após um ano de uso.

Outros benefícios do mirena:

  • Previne anemia;
  • Tratamento para sangramento uterino aumentado;
  • Pode ser usado na terapia de reposição hormonal;
  • Pode ser usado no tratamento de endometriose e adenomiose (endometriose do músculo do útero), inclusive prevenindo histerectomias (retirada do útero);
  • Pode ser usado no tratamento de endométrio espessado (hiperplasia endometrial típica e atípica);
  • Pode ajudar a prevenir câncer de colo de útero e de endométrio.

Em um estudo, mostrou que pacientes que usaram DIU Mirena após cirurgia de endometriose, apenas 10% tiveram recorrência, enquanto quem não colocou 45% voltou a apresentar sintomas da doença.

Em relação a miomas, alguns estudos falam que o Mirena os diminui, já outros dizem que não alteram o tamanho dos miomas. Porém, em todos os estudos houve melhora no padrão de sangramento (principal problema do mioma).

Contra-indicações ao uso do DIU mirena:

  1. Parto recente (mais que 48 horas e menos que 4 semanas);
  2. Aborto infectado recente;
  3. Trombose venosa atual ou recente;
  4. Cirrose ou tumor de fígado avançado;
  5. Câncer de mama;
  6. Sangramento vaginal aumentado sem diagnóstico esclarecido;
  7. HIV com doença clínica avançada;
  8. Lúpus com anticorpos anti-fosfolipídeo positivo ou desconhecido;
  9. Mal-formações uterinas ou anormalidades da cavidade uterina (miomas que deformam a cavidade uterina podem bloquear a passagem do DIU);
  10. Infarto ou Derrame.

Existem os sinais de alarme, situações ou sintomas que a paciente pode sentir, que indicam que há necessidade de procurar um profissional. Um destes seria o sangramento vaginal intenso acompanhado de dores abdominais forte nos primeiros cinco dias, estes sintomas podem indicar perfuração do útero na inserção (cólicas e sangramento vaginal alguns dias após a inserção são comuns, mas se forem muito intensos está fugindo da normalidade).

Há muitos mitos associados ao DIU mirena: ele não causa câncer, não aumenta risco de se contaminar com DSTs, inclusive HIV; não causa infertilidade; não causa mal-formações; não pode “caminhar” para o cérebro ou coração; e não causa dor durante a relação sexual.

Após a inserção do DIU é recomendado fazer uma avaliação com o ginecologista em 30 dias. Ficou com dúvidas, fale com seu médico, e se eu for sua médica, fale comigo. Mais informações no nosso instagram @drajulianabizatto.

Referências Bibliográficas: Métodos Anticoncepcionais Reversíveis de longa duração. 2018. Febrasgo. | 2. Family Planning: a global handbook for providers. 2018. OMS.

Dra. Juliana Bizatto

(CRM/SC 16684 | RQE 15232)

Endereço: Edificio Blue Chip: rua João Planincheck, 1990 – sala 501, bairro Jaraguá Esquerdo

Contato: (47) 3307 4853 | 9 9154 7387

Redes sociais: Facebook | Instagram