Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé tem foco em ensinar e proporcionar vivência dos valores cristãos

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

16/11/2022 - 08:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:01

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a experiência escolar e engloba uma importante fase da vida, quando estão sendo formados os principais valores intelectuais e sociais de um indivíduo.

O Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé oferece uma educação de alta qualidade, alinhada a um ambiente onde a criança pode praticar diferentes atividades e aprender com os melhores profissionais.

Desde 2015, a Arca de Noé tem o propósito de atender as famílias que buscam um lugar diferenciado para deixar os filhos de até seis anos de idade. A instituição visa, em primeiro lugar, inserir os princípios cristãos no método de ensino, como amor, companheirismo, respeito, solidariedade, paciência, gratidão, humildade, generosidade, alegria, bondade e outros.

A criança brinca diariamente e se desenvolve física, mental e socialmente, aprendendo a lidar com os ambientes, objetos, tempo, espaço, estrutura e pessoas, desenvolvendo seu raciocínio abstrato e sua linguagem, além de entender mais sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

Foto: Divulgação

Toda a equipe pedagógica da escola trata cada criança como única e tem foco em oferecer o carinho, atenção e cuidados que cada uma precisa. Os momentos de aprendizagem incentivam o desenvolvimento de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) através de histórias, brincadeiras, atividades dirigidas e recreativas, cantos e várias outras práticas.

Com esse método de ensino, são criadas condições para que os pequenos se desenvolvam de maneira integral, contemplando as capacidades de ordem cognitiva, afetiva, física, de relação interpessoal e social, ética e estética.

Também são realizadas atividades onde a criança possa se familiarizar com o próprio corpo, conhecendo limites e possibilidades, cuidando do corpo e executando ações relacionadas à higiene, saúde, alimentação, segurança e autocuidado.

A área psicológica também é foco: a escola busca incentivar a expressão de desejos, sentimentos, vontades e frustrações, ensinando a criança a agir com autonomia, a enfrentar e a lidar com situações de conflitos, respeitando os outros e exigindo reciprocidade.

O ambiente também permite que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca entre adultos e outras crianças, fortalecendo a autoestima e ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social.

“Entendemos que a escola é o espaço social que propicia à criança a construção de conhecimentos a partir de situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros e com o meio em que está inserida, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, tendo acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural”, explica o CEI.

A instituição acredita que brincar é fundamental para a criança se desenvolver de diferentes formas, além de possibilitar a evolução do raciocínio abstrato e linguagem. Por isso, diariamente os pequenos têm tempo para brincar, seja de forma recreativa ou dirigida, e são realizadas atividades que contemplam cada faixa etária.

Foto: Divulgação

Teoria dos Temperamentos e inteligência emocional

A escola se preocupa com a aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, mas, acima de tudo, com o seu bem estar e cuidado. O principal foco é tratar cada pequeno com respeito, carinho e dar todo o amor que ele merece através da paciência e da afetividade.

Além disso, acreditam que é importante enxergar cada um de forma individual, levando em conta suas características únicas.

“Trabalhamos com a Teoria dos Temperamentos, que surgiu a partir dos estudos do grego Hipócrates (460 a 370 a.C.), considerado o pai da medicina. Ele reconheceu as diferenças de temperamento entre as pessoas e os distinguiu entre colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. O temperamento já nasce com cada pessoa e é uma estrutura imutável, a maneira como reagimos frente às diferentes situações da vida”, explicam.

No CEI, são trabalhados os temperamentos com a equipe e com cada criança, pois acreditamos ser essencial conhecer cada criança e trabalhar com singularidade, utilizando a forma de aprendizado mais adequada para cada um.

“Perceber que existem diferentes formas de viver e enxergar o mundo é extremamente rico dentro de uma sala de aula, já que podemos aprender com quem é diferente de nós para sermos pessoas mais compreensivas e solidárias”, completa a escola.

Além disso, a escola também prioriza uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento da inteligência emocional e alinhada com uma abordagem positiva, para que a criança consiga, além de nomear as emoções que sente, saber expressar com palavras o que está sentindo.

Para o CEI, educar vai além de ensinar conteúdos. É transmitir valores, papel que deve acontecer em parceria da escola com a família.

Foto: Divulgação

Atividades Extraclasse

Foto: Divulgação

Cultinho

“O Cultinho é o momento em que as crianças aprendem sobre a importância que Deus tem em suas vidas, o quanto Deus as ama e quer o seu bem”, explica a escola. “Na atividade, as crianças ouvem histórias contadas pela professora através de visuais, livros, palitoches ou fantoches e então são trabalhados os valores que aquela história em específico trouxe”, explica o CEI.

São abordados valores como obediência, amizade, companheirismo, amor, cuidado, confiança, gratidão, perdão e verdade, com base nos princípios cristãos, de forma prática, lúdica e respeitando a faixa etária de cada criança. Também acontece o momento da música, quando a professora leva o violão e, em roda, são cantadas várias músicas infantis cristãs em um momento divertido e descontraído.

Inglês

As aulas de Inglês têm como objetivo introduzir o idioma na vida da criança de forma simples e lúdica. Elas aprendem o vocabulário através de conversação, músicas e atividades.

Musicalização

Através de canções e do manuseio de diferentes instrumentos musicais, a aula de musicalização busca ajudar a melhorar a capacidade de concentração das crianças, além de trabalhar o emocional e o relacional, estimulando a criatividade, senso rítmico, percepção auditiva e consciência corporal.

Educação Física

A prática de atividades físicas é essencial em qualquer idade e contribui muito para o desenvolvimento da criança. A atividade física regular na infância aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios muito importantes são o controle de peso, a redução da ansiedade e o controle de possíveis doenças.

A Arca de Noé procura estimular e incentivar as crianças, através das atividades físicas, a disciplina, trabalho em equipe, personalidade, desenvolvimento físico e motor. Na parte afetiva, os jogos e as brincadeiras trabalham a formação social da criança, colocando em prática valores como respeito mútuo e a cooperação.

Alimentação de qualidade

Ter uma alimentação saudável na educação infantil contribui para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, além de auxiliar na prevenção de doenças. Crianças bem alimentadas têm maiores chances de ficar mais interessadas nas atividades educativas, além de mais concentradas, com mais energia para brincar, aprender e se divertir.

O local conta com o apoio de uma nutricionista que desenvolve os cardápios procurando oferecer de maneira saudável, diversificada e equilibrada os alimentos para os alunos. As refeições são preparadas pelas cozinheiras, seguindo os cardápios elaborados. Além disso, uma vez por mês, a nutricionista auxilia uma turma a aprender na prática uma receita, conhecendo de perto os alimentos, sua transformação e novos sabores.

Onde encontrar

Foto: Divulgação

O Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé oferece atendimento para turmas do Berçário ao Pré II, nos períodos matutino, vespertino e integral.

Entre em contato através do telefone (47) 3373-0610 ou WhatsApp (47) 3084-0620.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc