As cores transmitem emoções e diversos sentimentos, pois, elas causam uma série de estímulos conscientes e inconscientes em nosso cérebro. Elas podem influenciar diretamente as nossas emoções no espaço, estimulando nossos sentidos, nos acalmando, nos divertindo e até nos deixando mais tensos, por isso devem ser analisadas e escolhidas com muito cuidado.

Como combinar cores sem errar

Círculo Cromático

O círculo cromático é uma representação das cores que podem ser percebidas pelo olho humano. Ele é dividido em 12 partes, sendo que três representam as cores primárias, outras três as secundárias e o restante são as cores terciárias.

As cores primárias originam todas as outras cores, são elas: o azul, o amarelo e o vermelho, já as cores secundárias são formadas a partir da mistura entre cores primárias, e cores terciárias são resultado da mistura entre cores primárias e cores secundárias.

Fonte: Pinterest

A partir das cores presentes no círculo cromático é possível criar várias combinações harmônicas e interessantes. Também podemos adicionar o preto ou o branco à essas tonalidades, com o objetivo de produzir tons mais escuros ou mais claros.
A escolha certa dos tons pode otimizar ambientes e transmitir toda a personalidade do cliente. E é aqui que o círculo cromático se torna uma ferramenta essencial. Mas, para usá-lo na decoração, é importante entender as Leis de Harmonização, que veremos a seguir.

Monocromático

A combinação de cores monocromáticas é empregue em ambientes elegantes e cheio de personalidade, pois, utilizamos apenas uma cor em toda a decoração. Para não carregar muito o ambiente, o ideal é investir em objetos que contenham diferentes saturações da mesma cor, sendo eles, mais claros ou mais escuros, gerando um contraste na decoração.

Tons neutros também podem ser utilizados em elementos decorativos, como cinza, preto e branco atenuando a predominância da cor no espaço.

Fonte: Pinterest

Análogas

Usa-se de duas a três cores vizinhas no círculo cromático, no que resulta em um conjunto de tons suaves.

Quando combinamos uma cor primária e uma ou duas cores vizinhas dentro do círculo cromático, resultamos em um conjunto de tons suaves, chamando assim, de cores análogas. Nesta situação, uma das cores será predominante, enquanto as outras irão complementar a decoração. Porém, é necessário ter cuidado para não utilizar muitas cores no mesmo espaço, para não carregar o ambiente. É bom evitar misturar cores quentes e frias, uma vez que isso pode acarretar em uma decoração desequilibrada. A cor vermelha e a cor roxa, por exemplo, são análogas ao rosa, por estarem próximas no círculo cromático.

Fonte: Pinterest

Complementares

Para quem gosta do efeito produzido pelos contrastes, a combinação de cores complementares é ideal. Pois, ela é a combinação entre cores opostas no círculo cromático. Nesse caso, é permitido utilizar cores frias e quentes no mesmo ambiente. Como essa combinação é muito chamativa, é importante determinar uma cor para se destacar e as outras apenas para compor os detalhes.

Encontrar um ponto de equilíbrio é essencial para não deixar a decoração carregada e desconfortável. O roxo e o amarelo, o laranja e o azul, e o vermelho e o verde, são exemplos de combinações complementares.

Fonte: Pinterest

Tríade

Também chamadas de cores decompostas, a combinação de cores em tríade é fundamentada em três cores, sendo uma primária e duas secundárias, que estão opostas no círculo cromático, acarretando em um efeito de alto contraste, sem perder o equilíbrio e a harmonia. Consequentemente, a decoração terá um efeito mais vívido, mesmo utilizando tons mais claros.

Fonte: Pinterest

Sensações Cromáticas

  • Vermelho: traz a sensação de energia, sensualidade, confiança, agilidade, impulso, paixão. Por ser uma cor muito intensa que causa reações extremas, a dica é utilizar em partes na decoração, se usada em excesso, pode proporcionar irritabilidade.
  • Laranja: traz a sensação de intensidade, criatividade, entusiasmo, espontaneidade, energia, calor, acolhimento. Essa cor transmite muita energia e pode ajudar a reduzir a depressão e problemas com desânimo.
  • Amarelo: traz a sensação de calor, acolhimento, otimismo, alegria, energia. Essa cor é a mais clara das cores e mais próxima do branco. Tons mais suaves acarretam um maior conforto visual, mas, quando inserida em pontos específicos da decoração, vale apostar num tom mais vívido.
  • Azul transmite a sensação de organização, positividade, confiança, credibilidade, paz e segurança. Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa. Assim, em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto, ele é bem indicado.
  • Verde traduz estabilidade, harmonia, vitalidade, natureza, equilíbrio, calma. Traz a sensação de calmaria, tranquilidade, esperança, serenidade e bem-estar
  • Preto traz a sensação de sofisticação, imponência, formalidade. Usada em diversos ambientes de diferentes maneiras, mas sempre com cautela.
  • Branco transmite paz, pureza, limpeza, leveza, estabilidade, luminosidade, simplicidade.

Conheça a JS Arquitetura

Jaqueline Schalinski é arquiteta e urbanista graduada em 2017 pela Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG e pós graduanda em Arquitetura de Interiores pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Atua na área há 10 anos.

O escritório JS Arquitetura foi fundado em 2017, e oferece os serviços criação, desenvolvimento e gestão de projetos de arquitetura, interiores e paisagísticos, desenvolvendo propostas únicas e funcionais.

"Trabalho com sonhos. Na maioria das vezes são sonhos de uma vida inteira. Sonhos de viver melhor, de transformar espaços em lugares melhores de se vivenciar. Assim, procuro sempre desenvolver projetos que se conectem com seu dono, pois, não será só uma construção, lá, erguerão sonhos e criarão lembranças."

Para mais informações:

Telefone: (47) 99178-9344
E-mail: schalinski.arquitetura@gmail.com