Vídeo: Veja como ficou a terceira faixa na BR-101 no acesso a Florianópolis

Foto Divulgação/Arteris Litoral Sul

Por: Ewaldo Willerding Neto

31/08/2021 - 10:08 - Atualizada em: 31/08/2021 - 10:27

A partir desta terça-feira (31), os mais de 100 mil motoristas que podem usufruir de cinco novos quilômetros de terceira faixa – na região de São José, entre o km 210 e o km 205. Esse é o primeiro lote liberado pela Arteris Litoral Sul – que prossegue agora com a construção nos outros 10 km que compõem o total da obra.

A obra da terceira faixa começou em fevereiro e tem prazo contratual de 12 meses para execução. No entanto, a concessionária fez um planejamento que permite o avanço dos trabalhos já com liberações parciais – como acontece hoje.

O primeiro segmento liberado tem início nas proximidades do Continente Park Shopping e vai até o trevo com Via Expressa – trecho que recebeu prioridade por ser o mais movimentado. Ao longo desses cinco quilômetros, foram realizadas atividades para implantação da terceira faixa com pavimentação, sinalização, instalação de barreiras e readequação de sete acessos.

 

 

Além disso, outro diferencial importante, já à disposição dos usuários, é a operação com quatro faixas na interseção de acesso da BR-101 para a Via Expressa – assim também como na alça de retorno da Via Expressa para acesso à pista norte da BR-101. Essa faixa exclusiva para acesso proporciona maior capacidade de fluidez, conforto e segurança aos motoristas que transitam neste trecho com alta demanda em direção à capital.

 

 

Trabalhos prosseguem

A Arteris Litoral Sul dará sequência aos trabalho de construção nos outros dez quilômetros – com prioridade a partir de agora no segmento entre o km 216 (Trevo com BR-282) e o km 210 (Continente Park Shopping), mas também com atividades no último lote, que fica entre o trevo com a Via Expressa (km 205) e o Hotel Golden em São José (km 200,4).

No segmento prioritário, encontram-se as duas intervenções mais complexas da obra – que são as atividades para reforço e ampliação das pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte.

Em outra frente de atividade, para readequação dos 23 acessos que integram toda a extensão da obra, 19 deles já foram readequados, restando apenas quatro, que já estão em execução.

O ritmo adiantado das obras permite a projeção de conclusão de toda a obra até o final deste ano, com pelo menos dois meses de antecedência em relação ao prazo.

O investimento da Arteris para execução desta obra é de R$ 53,2 milhões. Recurso que deve contribuir para importante melhoria da mobilidade na região – a ser observada já a partir desta terça-feira.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.