VÍDEO: Veja como a draga muda a paisagem em praia de Florianópolis

Draga trabalha a 200 metros da orla | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/10/2019 - 07:10

O cenário em Canasvieiras está mudando. A draga contratada pela empresa DTA Engenharia Ltda para a retirar do fundo do mar a areia que será utilizada para o alargamento da praia trabalha intensamente.

O equipamento está trabalhando a 200 metros da orla – essa distância evita que ela atole na areia – e está acoplada a uma tubulação que possui um quilômetro de extensão.

A draga bombeia a areia de modo que ela seja transportada pela tubulação até o balneário para, na sequência, ser espalhada com trator.

Ao todo serão transportado um volume total de 344.685,97 m³ de areia fina de cor e espessura semelhantes à existente na orla. O material é proveniente de jazida submarina localizada a uma distância de 1,4 km da orla.

Prazo antes do Natal

De acordo com a prefeitura, até o final de outubro outra draga vai intensificar os serviços, para garantir o prazo de entrega das obras, entre 20 e 22 de dezembro, ou seja, ainda antes do Natal e da chegada do grande fluxo de turistas da temporada 2019-2020.

O engordamento da faixa de areia de Canasvieiras ocorrerá no trecho que vai de Canajurê até o Rio do Brás, contemplando 2.325 metros. Assim, a orla passará a ter, inicialmente, em torno de 40 a 50 metros de largura, e de 30 a 35 metros, quando estabilizada. A obra tem investimento de R$ 10.517.610,60.

Confira as imagens

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger