UFSC terá vestibular presencial em janeiro; confira datas e onde serão as provas

Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu aval para que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) organize um vestibular presencial para ingresso aos cursos de graduação da UFSC no ano letivo de 2022.

As provas serão nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022 para preenchimento de 4.549 vagas em 98 cursos. A Coperve deverá lançar o edital do concurso em meados de outubro e as inscrições estarão abertas de 18 de outubro a 19 de novembro.

As provas do Vestibular UFSC 2022 serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

 

 

Poderão participar do Vestibular candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente ou que venham a concluí-lo até a data de matrícula na UFSC. A exemplo de anos anteriores, também poderão participar os chamados “candidatos por experiência”, que não

A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, informou que haverã uma série de protocolos que incluem a necessidade de usos de máscaras por todos os participantes, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de transeuntes nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

Ela destacou as mudanças feitas na estrutura do concurso, com provas realizadas em apenas dois dias (sábado e domingo) e a retirada das questões discursivas que demandavam muito tempo de resposta. Além disso, existe a expectativa de que a maioria dos candidatos ao Vestibular já esteja com vacinação completa quando as provas serão aplicadas.

 

Como serão as provas

O concurso terá duas provas, sendo a Prova 1 realizada no dia 29 de janeiro, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A Prova 2 está planejada para o dia 30 de janeiro, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

Fica ligado nas datas

  • 15 de outubro de 2021 – Lançamento do Edital
  • 18 de outubro de 2021 – Início das inscrições e prazo de pagamento e Início do período de solicitação de isenção
  • 29 de outubro de 2021 – Fim do prazo de solicitação de isenção
  • 8 de novembro de 2021 – Resultado das solicitações de isenção
  • 19 de novembro de 2021 – Fim do período de Inscrições
  • 22 de novembro de 2021 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição