Pastel solidário vai ajudar jovem com sequelas graves de acidente de trânsito em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

19/07/2019 - 08:07

Amigos e familiares de Lucas Hioan da Costa, 20 anos, vão promover Pastel Solidário que terá renda revertida em prol da recuperação do jovem. O evento está marcado para 24 de agosto, das 11 às 20h, na sede do Sindicato do Vestuário, em Jaraguá do Sul.

Entretanto, devido às sequelas de um acidente de trânsito em 2017, toda a ajuda é bem-vinda e pode ser recebida a qualquer momento.

Lucas necessita de fraldas, óleo de girassol (para evitar feridas), suplementos e medicamentos, que podem ser doados diretamente na residência da família, ou, ainda, por meio de depósito bancário.

 

 

Vítima de acidente em 2017, ele teve perda da fala, passou a alimentar-se por sonda gástrica e necessita de cuidados em tempo integral.

“O Lucas recebe tratamento e, com a fisioterapia, apresentou alguma melhora. Ele já tenta pegar as coisas, me entende e eu entendo ele. Só que recebi uma notícia ruim, que o plano de saúde não vai dar mais fisioterapia para ele”, destaca a mãe, Maria Elizete, que precisou pedir demissão do trabalho para tomar conta do filho.

Ela diz que duas vezes por semana a Prefeitura vai prover a fisioterapia, mas a necessidade de acompanhamento é constante, por isso terá que pagar um profissional.

A renda da família, hoje, vem do trabalho do marido, padrastro de Lucas, e da ajuda da comunidade.

“A gente vai lutando como pode. Com a ajuda das doações, estamos construindo um quarto maior para ele e arrumando o banheiro para que ele não precise tomar banho na cama”, conta.

Sonhos interrompidos

Lucas na cadeira de rodas

Tratamento de Lucas é mantido com a ajuda da comunidade | Foto Divulgação/Arquivo da Família

Na época do acidente, Lucas permaneceu cinco meses internado no hospital. Após receber alta, passou a viver acamado, sendo cuidado pela mãe.

De acordo com a família, o jovem sempre foi um menino determinado e estudioso. Formou-se no ensino médio na Escola de Educação Básica Holando Marcelino Gonçalves (Homago), no bairro Ilha da Figueira e frequentava o Centroweg. Sua formatura aconteceria dois dias depois do acidente.

Como ajudar?

  • Doações podem ser entregues na casa da família: rua Alexandre Koeler nº 112, no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul.
  • Depósitos são efetuados em nome de Lucas Hioan da Costa, no Banco Viacredi, agência 101, operação 01, conta número 868391-3.
  • Para falar com a mãe do Lucas, ligue (47) 99176-4234 – Maria Elizete.

Pastel Solidário

  • Quando: 24 de agosto
  • Onde: Sindicato do Vestuáriorua Francisco Fischer – Centro, Jaraguá do Sul
  • Horário: das 11h às 20h
  • Valor: 3 pastéis por R$ 10 e individual R$ 4
  • Sabores: carne, frango, pizza, palmito, banana e chocolate.
  • Para comprar antecipadamente, faça contato pelo Facebook.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger