O Infravia, sistema que organiza e compartilha as redes de gás natural, telecomunicações, água, energia elétrica, iluminação pública, esgoto e drenagem urbana em valas subterrâneas, instaladas sob os passeios públicos, será apresentado quinta-feira (7), às 10h, durante o Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan).

O evento acontece no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, no norte da Ilha. O engenheiro da Secretaria de Estado do Planejamento, Aloisio Pereira da Silva, falará sobre ordenamento e compartilhamento em redes de infraestrutura e sua importância e impacto para o saneamento.

Segundo dados de 2015 da Casan, as perdas de água em Santa Catarina chegam a 28% do volume distribuído, representando um prejuízo de milhões de reais todos os anos. Muitas vezes essas perdas ocorrem devido à dificuldade de acesso ao local do vazamento ou em função de entraves para realizar a manutenção da rede, geralmente instalada sob as ruas.

Para se ter uma ideia dos valores envolvidos apenas pela Casan, as tarifas de abastecimento de água foram responsáveis por R$ 815,9 milhões, ou seja, 81% das receitas obtidas pela empresa em 2016. Já as tarifas de coleta e tratamento do esgoto sanitário somam R$ 170,9 milhões no exercício de 2016 da Casan, representando 17% da receita.

Ao ordenar as redes, o sistema Infravia permite melhorias na distribuição de água, redução de custos operacionais ao facilitar o acesso às redes instaladas embaixo dos passeios públicos e ainda propõe racionalização dos recursos hídricos por meio de sistema de coleta de chuva.

"O sistema é inovador, pois reúne as principais redes de infraestrutura em um único local e de simples acesso, que são os passeios públicos, facilitando a manutenção das redes, sem interferir na mobilidade urbana das cidades. Além disso, promove um planejamento urbano completo", completa o engenheiro Aloisio Pereira da Silva, criador do sistema.

O Congresso Catarinense de Saneamento ocorre entre os dias 6 a 8 de junho e está com inscrições abertas pelo concasan.com.br.

Sistema de água e esgoto do norte da Ilha é destaque em congresso de saneamento na Capital

2º Congresso Catarinense de Saneamento debate diretrizes do Lixo Zero em Florianópolis

Estudantes têm desconto para o Congresso Catarinense de Saneamento na Capital

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul - Clique aqui

Região de Joinville - Clique aqui

Região de Florianópolis - Clique aqui