Foto Divulgação/Notícias do Minuto
Foto Divulgação/Notícias do Minuto

Em tempos onde a prevenção salva vidas e há necessidade de isolamento social, algumas medidas são necessárias para quem precisa sair de casa.

Em especial, além de evitar o contato com outras pessoas, deve-se manter a higiene das mãos, mas também cuidar de outras superfícies. Você já se questionou quanto tempo o coronavírus COVID-19 permanece nas roupas?

Até o momento, não existem estudos sobre o tempo de sobrevivência desse vírus em diferentes tipos de tecido.

No entanto, baseando-se em pesquisas com outros patógenos, os especialistas acreditam que os vírus, de maneira geral, podem ter sobrevida de 72 a 96 horas nos panos.

 

 

O virologista Flávio Fonseca explicou, em entrevista ao Bem Estar, que, como os tecidos são porosos, os materiais orgânicos - gotículas de saliva, secreções respiratórias - podem ficar retidos nos poros e, às vezes, fica limitada a acessibilidade do sabão e da água.

“A proteção desses poros aumenta a sobrevida do vírus de 72 a 96 horas”, ressalta Fonseca, que também é membro do centro de pesquisa em vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com o médico clínico geral e cirurgião Amaro Ximenes Junior, de Jaraguá do Sul-SC, o vírus não voa, mas é conduzido, tanto pelas gotículas que saem da boca durante a fala, quanto pelo toque.

“Se estou com o vírus na minha mão e toco em qualquer superfície, ela é contaminada. Então, é muito importante que quem tem necessidade de sair de casa evite maçanetas, cumprimentar as pessoas, evitar o toque”, destaca.

Qual a maneira certa de lavar a roupa e proteger a família ao chegar em casa?

  • Retire os sapatos e deixe do lado de fora;
  • Após lavar bem as mãos e enxugar com papel toalha, passe álcool gel (limpe as superfícies que você tocou, como maçanetas);
  • Também é importante evitar o uso de anéis e outros acessórios de metal, onde o vírus permanece por bastante tempo;
  • Retire a roupa e coloque para lavar separadamente (sem outras roupas) - use sabão e algum produto com cloro, que mata rapidamente o vírus, mas deixe um tempo de molho;
  • Tome banho e coloque roupa limpa;
  • Os sapatos também devem ser higienizados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul