Higienização: saiba quais produtos de limpeza matam o Coronavírus

Foto Pixabay

Por: Elissandro Sutil

19/03/2020 - 11:03 - Atualizada em: 19/03/2020 - 11:50

Em tempos da pandemia de Coronavírus pelo mundo, a higienização constante das mãos e objetos é essencial para manter o vírus longe. Mas a limpeza dos ambientes também é importante, seja no local de trabalho ou em casa, diminuindo cada vez mais a possibilidade de infecção.

Em entrevista ao portal UOL, o infectologista da BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) João Prats, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e o corpo, para evitar a contaminação.

Mas produtos de limpeza com cloro e até mesmo o álcool ‘comum’, com porcentagem menor, são efetivos para objetos e ambientes. Isso porque o vírus possui uma camada de gordura protetora, e a limpeza com estes produtos elimina essa proteção, matando-o.

O especialista aponta que o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano, com a estimativa de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente, e do tipo de superfície.

Já de acordo com estudo da Universidade de Princeton (EUA), o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Em papelão, pode durar 24 horas.

Produtos que você pode investir para limpar ambientes:

  • Água sanitária;
  • Desinfetantes em geral;
  • Limpadores multiuso com cloro;
  • Limpadores multiuso com álcool;
  • Álcool de limpeza (líquido);
  • Detergente;
  • Sabão.

 

Quer receber notícias do OCP sobre o coronavírus?

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança