Parte integrante da programação de aniversário de Jaraguá do Sul, que completa 145 anos no domingo (25), o Cerimonial, corte de bolo e apresentação da Orquestra Jovem da Scar está programado para sábado (24), a partir das 18h.

Por causa dos protocolos e restrições sanitárias, o evento não terá a presença de público e será transmitido on-line, ao vivo e com acesso livre pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura e da Secel.

O cerimonial prevê homenagem e entrega de placas de agradecimento a instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao coronavírus: Hospital Jaraguá, Hospital São José, Enfermeira Elvira Beier, Associação Médica de Jaraguá do Sul e Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus de Jaraguá do Sul.

Este é o segundo evento alusivo à data. No sábado (17), no Grande Teatro da Scar, o “Espetáculo de Dança – Jaraguá do Sul 145 Anos”, também organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), envolveu coreógrafos e escolas do município. O evento pode ser conferido aqui.

De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry, devido à impossibilidade de realização de eventos com aglomeração de pessoas, não haverá o tradicional desfile comemorativo com a participação de entidades e associações representativas do município. As medidas seguem as orientações sanitárias de prevenção e contra a disseminação do Coronavírus.

“É tempo também de parabenizar os munícipes que aqui nasceram e também aos que escolheram esta terra para morar, pois juntos fazemos uma cidade cada vez melhor”, disse.

Para o diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, mesmo com os protocolos de restrições sanitárias, a série de eventos comemorativos para o aniversário de Jaraguá do Sul marcam com dignidade esta data tão importante.

“A programação valoriza o que o município tem de melhor, inclusive com homenagem aos profissionais e instituições de saúde que atuam na linha de frente contra o Coronavavírus, trabalhando pela vida”, pondera.

Para o domingo (25), dia do aniversário de Jaraguá do Sul, a partir das 18h, haverá o “Show em Movimento”, numa parceria entre a rede de postos Mime e Secel. O evento segue com divulgação aos poucos, para criar expectativa, mas trata-se de apresentação musical pelas ruas e pontos culturais da cidade.

Encerrando a programação, no dia 31 de julho, às 18h, na Scar, ocorre a “Live com as Bandas Tribo da Lua, In Natura e Céu de Ícaro”. Tudo com transmissão pela Internet e sem a presença de público.

Concurso de Fotografia

Foto: Divulgação/PMJS

Foto: Divulgação/PMJS

Outra atração é o 1º Concurso de Fotografias “Jaraguá do Sul 145 Olhares”, que está com o período de inscrições aberto. Trata-se de evento com premiação em dinheiro que envolve fotógrafos profissionais ou amadores que residam, trabalhem ou estudem na cidade.

O objetivo é mobilizar olhares que resultem na produção de 145 obras. As mesmas poderão integrar uma exposição on-line e/ou itinerante e farão parte da divulgação sobre o município em diversas mídias. Das 145 fotos aprovadas, serão selecionadas as cinco melhores de cada categoria.

"Destas, uma será escolhida por votação popular e representará os 145 anos de Jaraguá do Sul", explica a secretária Natália Lúcia Petry.

O resultado do concurso está previsto para 12 de agosto, às 18 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha. A foto escolhida por voto popular para representar os 145 anos de Jaraguá do Sul será premiada com mil reais.

Programação dos 145 anos de Jaraguá do Sul

24/07 – Cerimonial com a Orquestra Jovem da Scar e corte de bolo, a partir das 18 horas, na Scar. Transmissão ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Secel e da Prefeitura;

25/7 - Apresentação musical “Show em Movimento”, a partir das 18 horas, pelas ruas e pontos culturais da cidade;

31/7 - “Live com as Bandas Tribo da Lua, In Natura e Céu de Ícaro”. Transmissão ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Secel e da Prefeitura;

12/8 - Divulgação do resultado do 1º Concurso de Fotografias “Jaraguá do Sul 145 Olhares”, às 18 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha.