A abertura da programação de aniversário de Jaraguá do Sul, na noite do último sábado (17), superou as expectativas, tanto em visualizações quanto em qualidade das apresentações. A avaliação é da secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

O “Espetáculo de Dança - Jaraguá do Sul 145 anos”, aconteceu no Grande Teatro da Scar, com a presença de algumas autoridades convidadas e dos bailarinos e coreógrafos participantes da programação.

Devido à pandemia, não houve presença de público, mas o espetáculo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Município, e permanece disponível no YouTube da Prefeitura.

Durante o cerimonial de abertura dos eventos comemorativos dos 145 anos do município, a secretária Natália Lúcia Petry, destacou ser um momento importante para a cultura. Ela lembrou que há dois anos, o aniversário de Jaraguá do Sul foi comemorado com uma programação muito intensa, com Arena lotada, show nacional e desfile das entidades.

“A pandemia impediu a realização de eventos presenciais, mas, não poderíamos deixar passar esta data sem comemorar”, disse ela, enfatizando que o espetáculo de dança foi a forma encontrada este ano, envolvendo a classe que está sendo a mais prejudicada economicamente pela pandemia. “Junto com o esporte e o turismo, a classe artística cultural gera uma economia significativa para o país e que sustenta milhares de famílias".

 

 

O vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, representou o prefeito Antídio Lunelli na abertura da programação, e destacou os 145 anos de Jaraguá do Sul como uma história inesquecível, marcada pela luta dos colonizadores, pela união, pelo associativismo e pelo empreendedorismo.

“Prova disso é união entre o Poder Público e a comunidade, em especial nestes últimos 16 meses, onde tivemos que unir ainda mais esforços para o enfrentamento da pandemia. Logo no início da pandemia, criamos o Comitê Extraordinária de Combate à Covid, com a participação de várias entidades e contamos sempre com a dedicação e o esforço, muitas vezes além dos limites, dos profissionais da saúde neste enfrentamento”, disse o vice-prefeito.

Franzner lembrou ainda das vítimas da Covid-19 no município e se solidarizou com as pessoas que tiveram perdas nesta caminhada. Também falou de esperança: “agora, com o avanço da vacinação, onde temos perto de 100 mil doses aplicadas, temos a esperança de que tudo volte à normalidade em breve, para que possamos retomar as atividades e vermos, novamente, este Centro Cultural lotado, como vimos inúmeras vezes em que utilizamos este espaço com atividades culturais e para que possamos Viver Jaraguá de forma ainda mais intensa”, concluiu.

Nove instituições de dança se apresentaram durante a noite, num espetáculo que encerrou por volta das 21h e cuja transmissão permanece disponível aqui.

Veja a galeria de fotos (Créditos: Prefeitura de Jaraguá do Sul) e as atrações da noite:

 

AS ATRAÇÕES

 

Kulture Kaos, com o espetáculo “Vertentes”

Pensando na diversidade de estilos trabalhados na Kulture Kaos Dance school, o Pocket Show é voltado para um leque de vertentes que envolvem as danças urbanas, passando do Break ao Wacking, do popping ao vogue e do afro house ao locking.

Galpão da Dança, com o espetáculo “Folhas Secas”

O espetáculo fala sobre as mudanças necessárias para o amadurecimento, dos sentimentos que precisamos reviver e expurgar para o alcance da ascensão: amor, ódio, loucura, saudade, luxúria. Igual a uma árvore, que deixa suas folhas secas caírem, deixando lugar para as novas.

Acroequilibrium, com o espetáculo “Acro World”

Um mundo de acrobacias, arte e elegância, traduzido em um solo de tecido acrobático, duo e quarteto acrobático de solo, duo de solo e lira acrobática.

Ornellas, com o espetáculo “Die Konstruction Von Ein Neues Leben”

O espetáculo mostra as memórias de um avô (Tony), ao presenciar a apresentação de dança da companhia em que a neta, Joana, faz parte, por meio de uma narração emocionante, contando um pouco sobre sua história e de sua cidade. Tony encontra-se em um momento nostálgico, ele acaba de sair do espetáculo com toda a memória aflorada graças ao que presenciou, entre movimentos, imagens, passado, presente e futuro, do seu povo e da terra natal. A emoção se dá quando ele percebe que as histórias de um município são construídas pela vivência de cada morador. Cada família é responsável por um pedacinho da história. Sempre que contamos nossa história, falamos de tradição, de vidas e do enorme orgulho e amor por nossa cidade.

Dançar A2, Artes & Ensaios, Studio Liss, com o espetáculo “O Baile”

O mundo parou e na arte não foi diferente. De uma hora para outra, os grandes teatros fecharam as portas. Nos bailes, já não se escutam as orquestras. Até mesmo nas ruas e guetos o silêncio impera. Mas a arte da dança se reinventa resiliente, à espera de dias melhores, seguindo os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No espetáculo, Artes & Ensaios, Studio Liss e Dançar A2 contam, por meio da dança, um pouco dos bastidores de quem vive e se dedica por esta arte que encanta. A proposta é aproximar todos, sem distinção de classes sociais, gêneros ou credos. “O Baile” representa os encontros socioculturais das famosas casas de dança Elite e Estudantina, em sua época de ouro e das suas grandes orquestras.

Abrace e Dance, com o espetáculo “The Power of Madonna”

“The Power of Madonna” faz uma homenagem à rainha da música pop, Madonna, considerada uma das figuras de maior impacto na cultura popular, entre outras coisas, pela apresentação visual da sua obra que também influenciou a dança de modo geral. O espetáculo conta com apresentações de dança em alguns singles da cantora, nas modalidades de acrobacia aérea e de solo, danças urbanas e zouk brasileiro (dança de salão).

Casa da Dança Dani Grossl, com o espetáculo “Mais de Nós”

“Mais de Nós”, espetáculo da bailarina e coreógrafa Dani Grossl, traz para o palco a dança contemporânea e o Jazz. O enredo fala de elos construídos a partir da arte da dança, com encontros e desencontros que levam a descobertas e fortalecimento de laços.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul.