A Prefeitura de Blumenau prorrogou as restrições municipais voltadas ao enfrentamento do coronavírus. O Decreto nº 13.083 estende as normas editadas no último domingo (28) até a próxima sexta-feira (12).
Como o Governo do Estado determinou lockdown neste fim de semana (funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais), as medidas terão validade a partir de segunda-feira (8).
A manutenção das normativas na próxima semana tem como objetivo desacelerar o contágio e, consequentemente, o encaminhamento de casos graves para os hospitais da cidade.
Atualmente, a taxa de ocupação de UTI em Blumenau está em 97%, com 64 dos 66 leitos disponíveis preenchidos por pacientes com confirmação ou suspeita da doença.
- Blumenau adere a consórcio nacional criado para comprar vacinas contra o coronavírus
- Transmissão da variante brasileira do coronavírus é confirmada no Vale do Itajaí e Norte de SC
Confira o que prevê o decreto
- Parques e praças públicas: proibidos/fechados.
- Supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias e feiras livres: deve haver controle fixo na entrada, com informação em local visível do número de pessoas que estão no estabelecimento de acordo com a capacidade limite. Há recomendação para que as compras sejam feitas por apenas uma pessoa por família e acesso preferencial de idosos das 8h às 10h.
- Academias de ginástica, estúdios de dança, escolas de natação e afins: proibido o funcionamento das 22h às 6h.
- Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, cafeterias, padarias e afins: funcionamento limitado das 6h às 23h para consumo no local, com recebimento de novos clientes até 22h. Após às 23h, somente delivery.
- Lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis, e tabacarias: funcionamento limitado das 6h às 22h.