Páscoa, a festa da renovação da alma

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/03/2018 - 07:03 - Atualizada em: 31/03/2018 - 18:48

 

 

 

Billy Culleton

A convite do OCP NEWS Florianópolis

As datas comemorativas, sejam religiosas ou não, oferecem a oportunidade de fechar ciclos e abrir novas etapas na nossa vida. A natureza nos ensina isso, na sua constante reciclagem: a morte e decomposição dos elementos permitem que as espécies se fortaleçam.

O ser humano também precisa dessa constante transformação. E a Páscoa é o momento apropriado, já que nos possibilita deixar de lado os sentimentos ruins, que nos puxam para baixo, e dar lugar à compaixão, perdão e tolerância. “O velho passou, tudo é novo”, enfatiza o texto bíblico.

A Páscoa é a festa mais importante do Cristianismo. Mais significativa, inclusive, que o Natal. É a festa da salvação e da renovação. A celebração do amor de Deus por nós. Ela expressa o anúncio de alegria e da esperança.

 

Mas também é um chamado à responsabilidade e à missão. Por isso, o Papa Francisco vai além e nos pede gestos concretos: partilhar com quem não tem o necessário e ficar ao lado de quem está doente, preso ou excluído.

 

 

A origem da nossa Páscoa remonta à festa judaica que celebra a libertação do povo judeu das mãos dos egípcios, cerca de mil anos antes de Cristo. É o início da marcha em busca da utopia, da terra prometida, onde mana leite e mel.

O Cristianismo se apropria dessa ideia e a universaliza, na pessoa do Deus homem, Jesus, com a promessa de libertação das coisas negativas, representadas pelo pecado.

Essa libertação dos males, no entanto, exige conhecimento, renúncia e dedicação. Assim como o empreendedorismo empresarial, que também requer conhecimento de mercado, projetos e investimento. A diferença é que no Cristianismo existe uma comunidade que dá o respaldo, a Igreja, e um fiador: Jesus ressuscitado.

Assim, aproveitemos esta data festiva para nos livrar das amarras do ‘pecado’, representado pelos sentimentos inferiores que prejudicam os outros e nós mesmos, para assumir uma postura baseada em gestos nobres e positivos.

E aí, sim, a festa da Páscoa será completa, junto com chocolates e comidas e bebidas especiais para essa bela oportunidade da renovação da alma, inspirados na ressurreição de Cristo.

Como ensina o Papa Francisco: “Em Jesus, o amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira e a vida sobre a morte”.

 

Breves curiosidades da festa

 

– A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem.

 

– A comemoração da Páscoa é datada como o primeiro domingo depois da lua cheia, após o equinócio de Outono, no hemisfério Sul, e da Primavera, no hemisfério Norte.

 

– O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Representa o nascimento e a renovação da nossa existência, o mote da celebração da Páscoa.

 

– Em alguns países existe a tradição de lavar os olhos, na água corrente, na manhã do domingo de Páscoa. O gesto representa a lavagem dos ‘olhos da alma’ na água da vida, para ver as coisas novas e fazer coisas belas, inspirados no Jesus ressuscitado.