“Autocervejaria”: homem é inocentado na Bélgica por conta de síndrome rara

Beer being poured against a dark background

Por: Pedro Leal

22/04/2024 - 14:04 - Atualizada em: 22/04/2024 - 14:57

Acusado de beber e dirigir, um homem de 40 anos foi inocentado nesta segunda-feira (22) pela justiça da Bélgica por conta de uma síndrome rara, que faz com o que o corpo sintetize álcool no trato digestivo.

O nome do acusado não foi divulgado, segundo a agência Reuters. Atualmente, apenas 20 pessoas tem confirmado o diagnóstico da doença, segundo a AFP.

Portador da chamada “síndrome da autocervejaria” ou síndrome de fermentação intestinal, o homem, coincidentemente, trabalha em uma cervejaria.

Três médicos confirmaram que o homem tem a doença, que não é congênita, mas desenvolvida em resposta a outros problemas intestinais.

Na condição, considerada rara, quantidades intoxicantes de etanol são produzidas por fermentação endógena no sistema digestivo, devido a presença de bactérias ou fungos no intestino. Saccharomyces cerevisiae, um tipo de levedura mais conhecido por seus usos na produção de pão e bebidas alcoólicas, foi identificado como um patógeno para essa condição.

Como o etanol é produzindo no intestino delgado, ele acaba sendo absorvido pelo organismo resultando em intoxicação alcoólica mesmo que a pessoa não tenha bebido.

Outra síndrome similar provoca a fermentação de álcool na bexiga, resultando em concentrações elevadas de etanol na urina.