Congelando o Sul: onda de frio polar cobre paisagens com gelo em SC

Crédito: Mycchel Legnaghi/Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

18/04/2024 - 12:04 - Atualizada em: 18/04/2024 - 12:31

Na manhã desta quinta-feira (18), São Joaquim, na serra catarinense, experimentou temperaturas geladas, marcando apenas 0,1ºC, segundo o Climaterra. O Sul do país está sendo duramente afetado por uma massa de ar frio de origem polar, desencadeando a primeira onda de frio deste outono.

O vale Caminhos da Neve, a apenas 3 quilômetros do centro de São Joaquim, amanheceu envolto por uma fina camada de gelo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura registrada no vale foi de 1,5ºC, condição ideal para a formação de geada.

Em Vacaria, no nordeste do Rio Grande do Sul, os termômetros caíram para 5,2ºC.

Previsão para os próximos dias

Na sexta-feira (19) e durante a madrugada e manhã de sábado (20), espera-se que a massa polar mantenha as temperaturas baixas na região Sul e em partes do Sudeste do Brasil.

No sábado à tarde (20), prevê-se que essa massa de ar frio comece a se deslocar para longe do país em direção ao oceano, o que pode resultar em um aumento gradual das temperaturas. Capitais como Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) podem registrar as menores temperaturas do ano nos próximos dias.

Notícias no celular

Whatsapp