Campanha busca recursos para cadeira de rodas especial do pequeno Pietro em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo Pessoal

Por: Elissandro Sutil

22/10/2019 - 11:10

Pietro Rafael da Silva, de dois anos, nasceu de apenas 27 semanas — quando o normal é entre 40 e 42 semanas — e isso acarretou diversos problemas no seu desenvolvimento. Alguns deles, só começaram a aparecer depois dos seis meses de vida.

Segundo a mãe, Helizabete Wengratt da Silva, até que a entubação fosse feita quando ele nasceu, houve falta de oxigênio no cérebro, no entanto, isso não foi percebido logo no início.

Mesmo com as dificuldades por ter nascido prematuro, Pietro estava se desenvolvendo normalmente até os seis meses, quando a família descobriu que o bebê possuía a Síndrome de West, que são espasmos infantis, uma forma de epilepsia desenvolvida na infância.

 

 

“Até a gente encontrar toda a medicação correta, ele já teve um retardo no desenvolvimento motor e o fato de ser prematuro prejudicou ainda mais”, explica Helizabete.

Ela conta que estão em processo de tirar um dos três remédios que o filho recebe por sonda, já que o problema neurológico faz com que o cérebro não entenda o comando “engolir”. Toda a alimentação é feita pelo tubo.

Dentre as medicações, uma causa muitos efeitos colaterais, por isso, a neurologista que acompanha a criança está orientando a retirada. Pietro já fez três cirurgias e só em 2018 foi internado sete vezes.

Agora, a família está fazendo uma arrecadação para conseguir comprar uma cadeira de rodas especial, que vai possibilitar que ele fique sentado. A cadeira será feita sob medida, para que Pietro fique o mais confortável possível, e vai custar R$ 20 mil.

A cama hospitalar chegou para Pietro na última quarta-feira (16) / Foto Arquivo Pessoal

Além do aparelho, a família já conseguiu adquirir uma cama hospitalar retrátil, que custou cerca de R$ 2 mil, graças à campanha que está sendo realizada.

Como ajudar

Quem deseja contribuir com a compra da cadeira de rodas, pode depositar qualquer quantia na conta de Pietro, criada especificamente para a campanha:

  • Banco: Caixa Econômica Federal
  • Nome: Pietro Rafael da Silva
  • Agência: 0417
  • Operação: 013
  • Conta: 17.2866-0
  • CPF: 132.130.739-03

 

A prestação de contas é feita semanalmente no perfil do Facebook de Sergio Peron, radialista da Stúdio FM, que deu início na divulgação da campanha.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger