O painel Covid-19 registrou nesta quarta-feira (14) 45 novos casos de coronavírus em Jaraguá do Sul. Este número só foi maior em 25 de agosto, quando foram registrados 46 novos infectados.

Neste período, o número oficial de contaminados, que era de 2.483 passou para 3.489, um aumento de mais de 40% em cerca de 50 dias. Os óbitos, que somavam 27, passaram a 43, o que representa quase 60% a mais para o período.

Outro sinal de alerta é o aumento nos atendimentos semanais nas unidades de saúde, que passou de 288 de 27 de setembro a 3 de outubro para 382 de 4 a 10 de outubro.

 

 

Estas situações chamam a atenção do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 e da Secretaria de Saúde do município, que volta a solicitar reforço das medidas de combate ao vírus.

O distanciamento e isolamento social, uso de máscaras e álcool em gel, além de outras situações previstas nos decretos sanitários estaduais e municipais continuam válidas.

O semáforo Covid-19 coloca Jaraguá do Sul no nível de alerta dois, que vai até quatro, com taxa de reprodução viral de 1,170, quando o ideal é abaixo de um.

O índice municipal é pior agora do que o da região Nordeste do estado, que segue em 1.084, segundo o assessor para assuntos de Covid-19 da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Luis Fernando Medeiros.

 

 

Quando superior a um, cada paciente transmite a doença para, pelo menos, mais uma pessoa e o vírus se dissemina. Se é menor que um, cada vez menos indivíduos se infectam e o número dos contágios retrocede.

A taxa de transmissão, que é um dos indicadores de risco em constante avaliação, coloca os municípios em estado gravíssimo quando permanece igual ou acima de um por mais de três dias. Quando isso ocorre, são necessárias mais restrições dos poderes públicos, explica Medeiros.

Pessoas que integram os grupos de risco devem ter os cuidados redobrados. Qualquer sintoma de gripe é suficiente para a procura de orientação médica.

O Pama do bairro Czerniewicz e a Central de Orientação sobre o coronavírus (0800-643-8089) são os canais públicos de atendimento exclusivo para síndromes gripais e Covid-19.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul