Jaraguá do Sul registra aumento de 150% nos pedidos de auxílios sociais durante pandemia

Foto Divulgação

Por: Natália Trentini

13/10/2020 - 05:10

Jaraguá do Sul registrou um aumento de 150% nos pedidos de auxílios sociais durante os meses de pandemia de Covid-19.

Enquanto no ano passado foram retirados 7.381 benefícios eventuais entre março e setembro, neste ano o número saltou para 18.908 – são 11.527 pedidos a mais. Os dados são da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

 

 

Os números se referem a concessão de benefícios eventuais concedidos pelo poder público municipal, conforme a Lei Municipal 7.870/2019, que consistem em auxílio natalidade, auxílio cidadão e auxílio funeral.

Setembro foi o maior em liberação, com 3.542 pedidos.

Foto Arquivo OCP News

O aumento dessa necessidade de apoio financeiro também pode ser observado na liberação do Bolsa Família, programa do governo federal.

Haviam 1.351 famílias cadastradas em março deste ano. No mês seguinte, quando os efeitos socioeconômicos da pandemia começaram a ser sentidos, passou para 1.887 beneficiários.

Foto Studio OCP

Houve pouca oscilação ao longo do ano e atualmente são 1.884 benefícios ativos. Os dados são do painel Cadastro Único, do Ministério da Cidadania.

Suporte básico

Os programas garantem renda para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O auxílio cidadão, por exemplo, é proporcional ao número de pessoas e garante no máximo R$ 161,16 para famílias com quatro membros.

Esse valor deve ser usado integralmente para compra de alimento, produtos de higiene e limpeza.

“O aumento na concessão dos benefícios eventuais foram provocados em decorrência dos efeitos sociais e econômicos causados pela pandemia de coronavírus no Brasil. Com isso, houve o registro de redução de jornadas de trabalho e salários, demissões e redução de vendas e serviços para profissionais autônomos ou liberais”, avalia o secretário de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul