Moradores reclamam da falta de manutenção e despejo de lixo em rua no bairro Santo Antônio

Por: Elissandro Sutil

24/01/2018 - 07:01 - Atualizada em: 24/01/2018 - 09:02

Do alto do morro que abriga uma das igrejas do bairro Santo Antônio é fácil perceber o tamanho do esforço que os motoristas precisam fazer para entrar na rua Antônio José Zimmermann. O esforço é ainda maior para os motoristas de ônibus. O motivo? As más condições da via. Já na entrada, buracos obrigam os motoristas a entrar na contramão para desviar e evitar acidentes. Mas, de acordo com o caseiro Edenilson Gomes, os prejuízos se acumulam para os moradores da rua. “Acho que todos os moradores já tiveram prejuízos. É carro que quebra, pneu que estoura. Olha ali, ontem mesmo estourou o da carretinha”, conta enquanto aponta para o pneu completamente vazio da carreta utilizada para o transporte de materiais.

Morador do local há cinco anos, Gomes afirma que não há qualquer manutenção periódica na rua que dá acesso, principalmente, a propriedades rurais e terrenos de mata. Segundo o caseiro, a última vez que uma máquina do governo municipal esteve na rua foi há cerca de um ano. “Faz um ano que não se vê uma máquina trabalhando aqui, pra falar bem a verdade, nesses cinco anos, acho que vi a patrola por aqui umas duas vezes”, reclama.

Morador do local há cinco anos, Gomes afirma que não há qualquer manutenção periódica na rua | Foto Rafael Verch/OCP

A principal reclamação é em relação aos buracos, à limpeza da vegetação e à manutenção das valas que existem na extensão da rua. “As valas estão todas trancadas, a água está tomando conta da rua e às vezes não dá nem para passar”, revela.

O caseiro afirma já ter procurado inúmeras vezes os órgãos responsáveis como secretarias e até mesmo vereadores da região, mas que apesar das respostas positivas e das promessas de manutenção, nenhuma ação foi realizada no local. Além disso, Gomes conta que o despejo de lixo e o abandono de animais são problemas recorrentes na região.

De acordo com a Secretaria de Obras, o órgão está ciente da necessidade de manutenção da via, assim como outras ruas do município, e será cumprido um cronograma de ações de reparo das vias. Ainda de acordo com a pasta, neste início de ano existem apenas duas patrolas disponíveis para o trabalho, visto que os trabalhos retornam integralmente no primeiro dia de fevereiro. Estas máquinas são utilizadas para os reparos emergenciais e segundo a secretaria os atendimentos devem retornar a normalidade no próximo mês.

LEIA TAMBÉM:

– Moradores reclamam das más condições de asfalto em rua no bairro Ilha da Figueira