Menino Matheus volta a rotina escolar depois de cirurgia conquistada com campanha

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Leonardo Koch

20/03/2019 - 05:03

O sorriso do pai Evanildo Wilpert não esconde a emoção. É uma mistura de alegria e gratidão ao ver que a rotina do seu filho Matheus Henrique Wilpert, de seis anos, está, aos poucos, voltando ao normal após ele ser diagnosticado com Epilepsia de Difícil Controle aos dois anos. O distúrbio atinge os neurônios e provoca convulsões violentas e quedas.

Esta felicidade tem um motivo e caiu em um momento bem significativo para a família: 19 de março de 2019. É o dia do pequeno Matheus retornar à escola depois de alguns meses lutando contra a doença.

O reencontro com a vida escolar aconteceu na tarde desta terça-feira na Escola Reunida Monsenhor Sebastião Scrazelho, em São João do Itaperiú.

Segundo o pai, o filho estava de atestado desde o final do ano passado devido a uma cirurgia que conseguiu realizar através da arrecadação da campanha “Somos Todos Matheus”. O procedimento ocorreu em janeiro na cidade de Curitiba, no Paraná.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

De acordo com a família, durante o repouso, um acidente doméstico impossibilitou Matheus de retornar aos estudos. “Ele estava brincando quando escorregou e bateu com a testa no chão. A batida atingiu o olho direito e com a queda a visão dele ficou prejudicada”, explica.

Mesmo voltando ao ambiente escolar, a mãe Juliana Wilber sabe que o pequeno ainda irá caminhar em ritmo lento no aprendizado, mas está confiante. “A médica disse que o aparelho vai surgir efeito em três a quatro meses”, explica.

Durante a cirurgia, foi colocado um Estimulador do Nervo Vago na área do pescoço de Matheus. De acordo com a mãe, este procedimento ajuda a prevenir as irregularidades elétricas do cérebro.

As crises de Matheus ficaram mais frequentes com o passar dos anos | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Evanildo relembra que desde o início da campanha,  o esforço da população foi fundamental para a recuperação do seu filho.

Em dois meses, a família conseguiu arrecadar R$ 286 mil. Na época, o OCP divulgou a campanha e ajudou a impulsionar as arrecadações.

Esta corrente de solidariedade veio através de bingos, rifas, pedágio solidário de pessoas da região. Para a surpresa do pai, a ajuda veio do mundo todo. “Recebemos doações também dos Estados Unidos“, relembra.

Com este montante, os pais conseguiram comprar a medicação necessária para Matheus. “Compramos também uma TV para ele assistir aos desenhos e um ar condicionado para o bem-estar dele”, explica Evanildo.  Agora, o próximo passo será procurar uma fonoaudióloga para estimular a fala.

Família não esperava doações

Toda a campanha em prol do menino Matheus superou as expectativas dos pais. De acordo com Evanildo, ele pensou que a repercussão negativa do caso “Ame Jonatas” fosse atrapalhar nas doações para seu filho.

Em outubro de 2018, Renato Openkoski e Aline Souza, pais do Jonatas, se tornaram réus por se apropriar do dinheiro arrecadado da campanha para custear o tratamento do filho que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME).

O resultado no caso de Matheus, porém, foi diferente. “Estava com um pé atrás por causa do menino Jonatas, mas no fim deu tudo certo”, comemora.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?