Guaramirim vai reforçar vacinação contra a febre amarela

Foto Arquivo OCP News

Por: Áurea Arendartchuk

08/08/2019 - 17:08 - Atualizada em: 08/08/2019 - 17:10

Preocupada com o aumento no número de casos de febre amarela no Estado, a Secretaria de Saúde de Guaramirim, vai realizar um mutirão de vacinação em residências que fazem limites de até 500 metros de distância da borda da mata. A definição do local se deve a uma avaliação das áreas de risco que necessitam ser priorizadas quanto a imunização da população.

Com a presença e expansão do vírus no Estado catarinense em 2019 já foi registrado dois óbitos pela doença nos municípios de Joinville e Itaiópolis e três epizootias em PNH positivas para a doença em Joinville, uma em Garuva e uma em Indaial. Observando estes casos, a Secretaria de Saúde de Guaramirim, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, vai intensificar a vacinação contra a febre amarela nos dias 10 e 17 de agosto no município.

Confirmado primeiro macaco morto por febre amarela em SC

O secretário Municipal de Saúde Marcelo Deretti, explica que “devido ao registro de cinco casos da febre amarela em Santa Catarina, vamos dar continuidade a intensificação da vacinação extra muro, de casa em casa, em regiões mais próximas as matas. Os dias programados são 10 e 17 de agosto entre 8h e 16h30 para aplicar a dose da vacina naquelas pessoas que ainda não receberam.”

Os bairros que serão atendidos no dia 10 de agosto na área de até 500 metros da borda da mata são Morro do Satuca, Morro do Defuntinho, Amizade e Avaí. A ação acontecerá nesta região apenas no dia programado. Os moradores fora da área delimitada devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.

Já no dia 17 de agosto será a vez dos moradores dos bairros Brüderthal, Vila Freitas e Morro do Schmidt receberem a imunização conta a Febre Amarela. A imunização iniciará, nos dias programados, às 8 horas e finalizará às 16h30.

“Lembramos que as vacinas que serão realizadas de casa em casa são apenas para as pessoas que não fizeram a imunização e residem numa distância de até 500 metros da borda da mata. Quem estiver fora desta área deve procurar uma Unidade de Saúde”, reforçou Marcelo. Quem já recebeu a vacinação contra a febre amarela não precisa repetir a imunização.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger