Florianópolis já possui 10 mil testes PCR e a testagem começa nesta terça-feira (7)

Foto Divulgação/Governo de SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/04/2020 - 08:04 - Atualizada em: 07/04/2020 - 08:41

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, já adquiriu 10 mil testes PCR para testagem do novo coronavírus. A primeira remessa de testes chegou nesta segunda-feira e amanhã os testes adquiridos com recursos da Prefeitura começarão a ser aplicados.

Os testes PCR serão aplicados, neste momento, em pessoas com critérios clínicos que se enquadram em suspeita pelo novo coronavírus. Ele é feito nos indivíduos que estiverem no estágio inicial da doença, especificamente até o quinto dia de apresentação dos primeiros sintomas, especificamente.

Biologia molecular

O PCR é um teste de biologia molecular que detecta a Covid-19 através da identificação do material genético do Coronavírus. A testagem é feita por meio da aplicação de um cotonete na garganta do paciente. Depois da coleta, o material é congelado a 70 graus negativo, é acondicionado e enviado para o laboratório. O resultado será conhecido em até 4 dias.

O teste de anticorpo ou teste rápido, como é chamado, chegará em Florianópolis nos próximos dias. Este teste é eficiente para detecção da Covid-19, a partir do sétimo dia de surgimento dos primeiros sintomas, já que nesta fase, é possível detectar os anticorpos que o organismo humano produz naturalmente contra o vírus, em caso positivo.

 

Testagem rápida

A testagem rápida é aplicada por meio da coleta de uma gota de sangue do paciente, a exemplo dos testes de hepatite e HIV. O resultado, positivo ou negativo para a doença é conhecido dentro de 15 a 30 minutos.

Os dois testes que serão feitos pela Prefeitura, PCR e teste rápido, são complementares para o planejamento de combate ao novo coronavírus, pois são aplicados em duas fases diferentes da doença.

 

Foto Studio OCP

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp