Prefeitura de Florianópolis estima mais de 3 mil casos de coronavírus na região

Foto KTSDESIGN/Getty Images

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/04/2020 - 08:04 - Atualizada em: 07/04/2020 - 08:29

 

O prefeito Gean Loureiro apresentou uma perspectiva preocupante sobre o coronavírus. Segundo ele, mais de 3 mil pessoas estariam infectadas pelo Covid-19 na Grande Florianópolis, de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Os números levam em conta a quantidade de pacientes infectados internados em UTIs da região.

Para os médicos que integram a equipe de inteligência em saúde de Florianópolis, o número apontado por testes, 122 casos confirmados na cidade, não representa a realidade.

Isso porque a grande maioria de infectados são assintomáticos, além da própria escassez de testes para testar sintomáticos e contatos deles. “A questão dos testes já estamos resolvendo, vamos receber mais de 23 mil nos próximos dias”, explicou o prefeito.

Para chegar ao número aproximado de 3,3 mil, a equipe médica da Prefeitura se baseou em artigos científicos internacionais e utilizou números de países como a China para fazer o comparativo. No país asiático, por exemplo, foi detectado que 0,6% dos infectados pelo Coronavírus foram para UTI.

Na Grande Florianópolis, com cerca de 20 pacientes internados, a taxa indica que há uma probabilidade de cerca de 3,3 mil pessoas infectados.

“Número de pacientes na UTI não tem como errar, é fácil estratificar. E usando uma taxa dentro da nossa realidade é possível se chegar ao número de possíveis infectados na região”, explica o médico Matheus Pacheco de Andrade, Gerente de Inteligência e Informação da Secretaria de Saúde de Florianópolis.

Ainda de acordo com o médico, o cálculo pode apresentar margens de erros, mas tem mais chance de estar perto do número real do que os números atuais baseados em casos confirmados por testes.

Foto Studio OCP

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp