Empresa catarinense utiliza garrafas PET na produção de camisetas

Por: Elissandro Sutil

05/06/2020 - 16:06 - Atualizada em: 05/06/2020 - 16:18

Resumo da notícia:

  • Marca catarinense Oceano Surfwear, de Joinville, criou o projeto KOB – Keep the Ocean Blue.
  • KOB nasceu em 2007 como um agrupador de uma série de atividades voltadas para a preservação e a conscientização ecológica.
  • Assim surgiu a linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET, além de outros tecidos que minimizam o impacto ambiental.

 

O oceano é o local de trabalho de pescadores, surfistas e atletas de outras modalidades aquáticas, além de diversão para muitas pessoas.

Porém, a Ellen MacArthur Foundation estima que, até 2050, encontraremos mais plástico do que peixes nos oceanos.

A preocupação é tamanha que a ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu os anos entre 2021 e 2030 como a Década dos Oceanos, com objetivo de elevar a consciência das pessoas sobre a extrema importância da sua conservação e uso sustentável.

Foi visando fazer a sua parte para mudar essa triste realidade, além de dar um sentido maior para sua trajetória, que a marca catarinense Oceano Surfwear, de Joinville, criou o projeto KOB – Keep the Ocean Blue.

 

 

E como na próxima segunda-feira (08) é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, nada melhor do que incentivar o mercado e os consumidores sobre a necessidade imediata de mudar a nossa relação com a natureza.

“Muito antes do tema sustentabilidade entrar em alta, já sentíamos essa necessidade de trazer o cuidado com o meio ambiente, em diversas esferas da nossa rotina, para a marca. É compromisso presente em todas as pessoas e processos da nossa equipe, além dos atletas patrocinados pela marca”, destaca Affonso Eggert, fundador da Oceano Surfwear.

Camisetas produzidas com garrafas PET

Na praia, surfista usando máscara segura uma placa

Mutirões de limpezas nas praias, ações educativas e práticas mais sustentáveis, como a camiseta feita de garrafa PET foram agrupados pelo KOB | Foto Divulgação/Oceano Surfwear

O projeto Keep the Ocean Blue (KOB) nasceu em 2007 como um agrupador de uma série de atividades voltadas para a preservação e a conscientização ecológica.

Foram mais de 60 mutirões de limpeza de praias, ações educativas em escolas, pelo menos três por ano, e práticas mais sustentáveis na fábrica.

Assim surgiu a linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET, além de outros tecidos que minimizam o impacto ambiental, como a malha organic de algodão orgânico, a malha cotton desfibrada e a malha infinity, ambas feitas a partir do reaproveitamento de retalhos de malha, e o jeans EKO, que também possui fibras recicladas.

Menos 228 mil garrafas PET no lixo comum

Homem de máscara segura saco com lixo que juntou na praia

Marca estimula pessoas a pensarem como, individualmente, podem fazer a diferença na preservação dos oceanos | Foto Divulgação/Oceano Surfwear

Somente em 2019, a Oceano Surfwear produziu mais de 57 mil unidades da linha de camisetas à base de garrafas PET, o que representa a retirada de 228 mil recipientes plásticos dos lixos comuns e/ou meio ambiente.

Chamada de malha desfibrilada (infinity), o material é resultado das transformações das fibras da garrafa de plástico em fios de poliéster e quando combinada com o algodão resulta nessa malha mais sustentável e utilizada para a produção das camisetas.

Ao todo, são 40 modelos desenvolvidos com esses materiais.

“Acho que as pessoas estão olhando mais para esse tema, mas ainda é incipiente a presença de peças de vestuário no dia a dia das pessoas. Cada vez mais tenho perguntado: Você tem peças sustentáveis no seu guarda-roupa?”, questiona Eggert.

“É preciso que as pessoas pensem como individualmente podem fazer a diferença na preservação dos oceanos, do meio ambiente”, completa.

Mutirão de limpeza simbólico

Pessoas juntam lixo na praia, colocado em sacos

Surfistas participaram de ação em Barra Velha | Foto Divulgação/Oceano Surfwear

No ano em que completa seus 40 anos de atuação, a Oceano Surfwear tinha planejado uma ampla programação para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, o que teve de ser adiado em decorrência da pandemia da Covid-19.

Mas, para marcar a semana do meio ambiente, a empresa realizou um Mutirão de limpeza simbólico na Boca da Barra, em Barra Velha/SC, com a presença dos surfistas patrocinados pela Oceano.

Participaram da ação Petterson Thomaz, Matheus Navarro, Luiz Mendes, Hedieferson Junior, além do fotógrafo Marcio David.

“Achamos que a situação estaria melhor, pois a população está mais em casa por causa das restrições atuais”, relata Filipe Oliveira da Eco local, responsável pela gestão dos resíduos coletados.

“Porém, infelizmente recolhemos 104kg de lixo, além de garrafas pet produzidas em quatro outros países. Ou seja, que cruzaram os oceanos”, conclui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul