Defesa Civil alerta para ressaca e ventos de até 100 km/h em SC

Aviso da Defesa Civil vai até a noite de segunda-feira (16) | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/05/2019 - 10:05 - Atualizada em: 22/05/2019 - 11:03

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para ventos fortes e ressacas a partir desta quarta-feira (22) no litoral. Os primeiros efeitos, porém, já foram registrados na Praia da Armação, Sul da Ilha, onde a força do mar destruiu parte do calçadão.

Em 2010, a Armação sofreu o mesmo problema, que acabou destruindo residências. Desta vez, os prejuízos não foram maiores por conta da barreira de pedras colocadas na frente do calçadão, chamada de enrocamento.

Na manhã desta quarta-feira, o diretor da Defesa Civil da Capital, Luiz Eduardo Machado, esteve no local verificando os prejuízos e iniciando os trabalhos emergênciais.

“O enrocamento cumpriu o seu papel. Há previsão de uma ressaca ainda mais forte para sexta-feira (24), vamos esperar passar para fazer nova avaliação. Mas por conta dessas pedras, nenhuma casa foi atingida, ao contrário do que aconteceu em 2010”, explicou Luiz Eduardo Machado.

O alerta da Defesa Civil, assinado pelos meteorologistas Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa, informa que já a partir desta quarta-feira “a intensificação do ciclone próximo à costa de SC, provoca vendáveis com rajadas persistentes de 60 a 90 km/h no Planalto Sul e Litoral, com previsão de condição adversa no mar”.

Enrocamento evitou maiores prejuízos e equipe da prefeitura iniciou recuperação na Armação | Foto PMF/Divulgação

Ainda de acordo com a meteorologia, para sexta-feira há risco de ventos sul de até 100 km/h, que podem provocar chuvas de até 60 mm. Há previsão ainda de no sábado (26) o ciclone esteja se afastando do mar.

A Defesa Civil não recomenda a navegação no litoral catarinense nos próximos dias.

Quer receber as notícias no WhatsApp?