Coronavírus: obesidade é fator de risco para a Covid-19, veja como calcular o seu Índice de Massa Corporal

Foto Freepik

Por: Elissandro Sutil

13/05/2020 - 11:05 - Atualizada em: 13/05/2020 - 11:10

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a obesidade é considerada fator de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que já causou 12,4 mil óbitos no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A obesidade é considerada fator de risco porque pode acentuar os problemas respiratórios causados pela Covid-19, levando até mesmo a um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, principal complicação da doença.

 

 

A condição da obesidade pode causar ainda dificuldades na capacidade da equipe médica de fornecer suporte respiratório aos pacientes gravemente enfermos.

Pessoas vivendo com obesidade severa tendem a ter doenças crônicas graves e condições de saúde que podem reduzir a possibilidade de uma recuperação rápida em caso de contaminação do novo coronavírus.

Quem é considerado obeso

A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo, que está associado a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas.

Para diagnosticar a obesidade em adultos, o procedimento mais comum é a medição do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado através da divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.

O paciente é considerado dentro do peso normal quando o IMC está entre 18,5 e 24,9.

O IMC acima de 30 indica que o paciente está obeso.

Calcule o seu IMC

 

Clique aqui e utilize a calculadora para descobrir o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Foto Reprodução

Como se cuidar em caso de obesidade

Como medida de prevenção contra o novo coronavírus, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA indicam que os obesos sigam com o acompanhamento médico e tomem os remédios necessários para qualquer condição adversa de saúde, como diabetes ou doença cardiovascular.

 

 

Além disso, as pessoas obesas também devem seguir as medidas de higiene e segurança definidas pelos órgãos de saúde como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Com informações do CDC e do Ministério da Saúde.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul