A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta quinta-feira (9), o edital para seleção de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Santa Catarina durante os anos letivos de 2022 e 2023. As inscrições para o processo seletivo ocorrerão de forma on-line, no site do instituto Selecon, com início no próximo domingo, 12, seguindo até o dia 30 de setembro.

"A valorização dos professores é uma das bases do tripé que sustenta a transformação que vive a educação catarinense. Os docentes com curso superior e habilitados para as disciplinas, que forem selecionados a partir do processo seletivo, terão a remuneração mínima de R$ 5 mil para 40 horas semanais, ou proporcional a esse valor, em uma medida do governador Carlos Moisés. Além disso, encontrarão escolas que estão sendo equipadas e reformadas para qualificarmos o ensino público de Santa Catarina", destaca o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

O processo seletivo é dividido em quatro editais:

  • Professores do Ensino Regular;
  • Professores de Educação Profissionalizante;
  • Professores de Educação Escolar Indígena;
  • Professores para atuação em projetos especiais no Instituto Estadual de Educação (IEE).

Todas as provas serão realizadas no dia 7 de novembro, por esse motivo todos os candidatos deverão optar por apenas um Edital.

A prova objetiva será composta de 20 questões, 10 questões de conhecimentos gerais e 10 questões de conhecimentos específicos, sendo eliminatória para os que não alcançarem 50% de acertos.

Este ano conta com uma novidade que é a aplicação de uma prova de Redação, que tem caráter classificatório, e eliminatório apenas para os candidatos que zerarem a redação.

Além das duas provas o edital contempla também a análise classificatória de títulos. Já os candidatos cujas disciplinas escolhidas exijam habilitação específica em LIBRAS, serão submetidos a uma prova prática, de acordo com o que está definido no edital.

As provas terão duração de 3h30 min e o horário de início será informado no momento da convocação dos candidatos. O processo seletivo será aplicado nos municípios de Araranguá, Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 50,00, os candidatos que quiserem solicitar isenção deverão realizar sua candidatura no período entre o dia 10 e 11 de setembro. Podem solicitar a isenção doadores de sangue ou medula óssea, hipossuficientes ou pessoas com deficiência e hipossuficientes, de acordo com as regras estabelecidas no edital. As inscrições também serão realizadas no site do instituto Selecon.