Estudo mostra que uso da ivermectina pode prejudicar espermatozóides

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí.

Por: Elissandro Sutil

09/09/2021 - 13:09 - Atualizada em: 09/09/2021 - 13:39

Um estudo feito em três universidades da Nigéria mostrou que entre os efeitos colaterais do tratamento com ivermectina em humanos, a saúde reprodutiva dos homens pode ser afetada.

Utilizada para o tratamento de oncocercose e outros problemas de saúde em humanos, conforme mostraram os estudos, a ivermectina afeta a contagem de espermatozóides dos homens. Do total dos homens que participaram do teste, 85% deles que tomaram invermectina ficaram esterilizados.

O medicamento é frequentemente utilizado como um anti-helmíntico para combater parasitas em animais e, causando muita polêmica, foi usada no tratamento contra a Covid-19.

O estudo conduzido por pesquisadores na Nigéria em 2011 examinou 385 pessoas com oncocercose, para investigar os efeitos da ivermectina sobre o esperma.

Apenas 37 dos 385 pacientes apresentaram quantidades normais de espermatozóides, enquanto os outros tinham contagens muito baixas.

Ao todo, 85% dos pacientes do sexo masculino tratados com ivermectina desenvolveram várias formas e graus de disfunção do esperma.

As disfunções são:

  • Baixa contagem de espermatozóides.
  • Morfologia pobre do esperma.
  • Duas cabeças.
  • Cabeças minúsculas.
  • Caudas duplas.
  • Ausência de cauda.
  • Células espermáticas albinas.
  • Azoospermia, ou ausência de espermatozoides móveis.
  • Fraca motilidade do esperma.

“Houve uma queda significativa na contagem de espermatozoides dos pacientes após o tratamento com ivermectina”, concluíram os autores do estudo.

A agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) não autorizou ou aprovou o uso da ivermectina para o tratamento ou prevenção da Covid-19 em humanos ou animais.

Mas assim como no Brasil, as pessoas se automedicaram com ivermectina, inclusive medicamentos com o mesmo princípio ativo, mas voltado para o uso veterinário.

“Nunca use medicamentos destinados a animais em você ou em outras pessoas. Os produtos de ivermectina animal são muito diferentes daqueles aprovados para humanos. O uso de ivermectina animal para a prevenção ou tratamento de Covid-19 em humanos é perigoso ”, relata o FDA.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp