Câmara de Florianópolis homenageia Nereu do Vale Pereira

Nereu do Vale Pereira completou 90 anos no último dia 13 de setembro | Foto Édio Hélio Ramos/Divulgação/PMF

Por: Ewaldo Willerding Neto

20/09/2018 - 15:09 - Atualizada em: 20/09/2018 - 15:28

A Câmara de Vereadores de Florianópolis homenageou o professor Nereu do Vale Pereira pelos 90 anos completados no dia 13 de setembro deste ano. Nereu é um sociólogo, historiador e folclorista referência no Estado em pesquisas sobre a colonização açoriana no litoral catarinense.

Para o autor da homenagem, vereador Gabriel Meurer (PSB), Nereu é um cidadão que durante toda a vida dedicou-se na identidade, nas instituições e no patrimônio da Capital.

“Gosto de descrever ele conforme as suas próprias palavras, – um autêntico e lendário Manezinho da Ilha, desta bela e paradisíaca Ilha de Santa Catarina e seu arquipélago encantado”, disse Gabrielzinho.

Foto Édio Hélio Ramos/Divulgação/PMF

Nereu do Vale Pereia, que já ocupou a cadeira de vereador na Câmara de Florianópolis, destacou a importância em ser reconhecido pela Casa Legislativa.

“A Câmara Municipal é aquela que possui uma fidelidade de representação inigualável, pois os vereadores que prestam esta homenagem são escolhidos pelo povo do nosso município, aqueles vivem o dia a dia em nossa ilha. Como manezinho me sinto honrado por tal gesto”.

Nascido em 13 de setembro de 1928, Nereu do Vale Pereira é Doutor em sociologia, economista, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), folclorista e dirigente esportivo. Idealizou e administra o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha, ligado ao povoamento da Ilha de Santa Catarina e à história da Freguesia do Ribeirão.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?