Blumenau inicia vacinação contra a Covid-19; saiba quem foram os primeiros vacinados na cidade

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

19/01/2021 - 17:01 - Atualizada em: 20/01/2021 - 17:26

A Prefeitura de Blumenau iniciou na tarde desta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19. Em uma cerimônia oficial, dez profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate à doença, foram os primeiros moradores da cidade a receber a primeira dose do imunizante.

  • Mariane Ramos de Lima e Silva, de 61 anos, do Hospital Santa Isabel;
  • Mayagnes Thaianara de Oliveira, de 23 anos, do Hospital Santa Isabel;
  • Letícia Fabiana Vieira, de 44 anos, do Hospital Santa Isabel;
  • Silvana Aparecida Rodrigues Leyva, de 43 anos, do SAMU;
  • Wagner da Silva Pamplona, de 40 anos, do Hospital Santo Antônio;
  • Karine Becker Gerente, de 40 anos, do Hospital Santo Antônio;
  • Fauzer Della Rosa Mendez, de 39 anos, do Ambulatório para Covid-19 do Parque Vila Germânica;
  • Jaiane Pires da Silva, de 33 anos, do Ambulatório para Covid-19 do Parque Vila Germânica;
  • Janete Camillo, de 57 anos, do Hospital Santa Catarina;
  • Tais Caroline Simão, de 28 anos, do Hospital Santa Catarina.

No início do dia, o Governo do Estado encaminhou cerca de 3.400 doses para a cidade. Nesta primeira etapa, a vacinação será destinada exclusivamente para trabalhadores da saúde, sobretudo aqueles que atuam em UTIs e atendimentos voltados a pacientes com coronavírus, além de idosos que residem em casas asilares, adultos com deficiência que vivem em residências inclusivas e população indígena aldeada com mais de 18 anos de idade.

Os integrantes desses públicos-alvos serão vacinados por equipes volantes, que irão diretamente até as pessoas para efetuar a aplicação. O processo de proteção contra a Covid-19 envolve duas doses da vacina – a segunda será aplicada de 14 a 28 dias após a primeira.

Vacinação dos demais grupos

Antes de abrir a imunização para toda a população, o Plano de Imunização contra a Covid-19 prevê a vacinação de aproximadamente 70 mil pessoas dos grupos prioritários, que serão divididos em quatro etapas, com uma necessidade de 140 mil doses, levando em conta as duas aplicações exigidas.

Na segunda fase serão vacinados idosos, começando pelos maiores de 80 anos até chegar naqueles que possuem 60 anos. Depois, na terceira fase, serão imunizadas pessoas com comorbidades. Já na quarta fase vão receber a vacina funcionários do sistema prisional, detentos, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação e pessoas com deficiência grave.

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, não há um calendário definido para vacinação dos grupos. A imunização ocorrerá conforme a disponibilização de novas doses pelo Ministério da Saúde.

 

 

A partir da segunda fase, a vacinação será centralizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica e as pessoas dos públicos-alvos precisarão agendar a aplicação, para evitar que haja aglomeração no local.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: